• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Murilo Melhado Baldi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Azzolini Junior, Walther (Presidente)
Ferraz Junior, Fábio
Rodrigues, José de Souza
Título em português
Proposta de um modelo de programação estruturado a partir das particularidades do fluxo de produção de um sistema de manufatura celular
Palavras-chave em português
APS
Capacidade finita
Planejamento e programação da produção
Relacionamento entre fornecedores
Setor automotivo
Sistemas de planejamento avançados
Resumo em português
A proposta de um procedimento de programação da produção, estruturado a partir das particularidades do fluxo de produção de um sistema de manufatura celular, descrita neste trabalho, é resultado do processo de investigação da relação do uso de ferramentas computacionais, especialistas em programação da produção, envolvendo práticas de controle de estoque no abastecimento de um sistema de manufatura celular. Deste modo, o conteúdo deste trabalho trata das principais restrições inerentes a relação entre os diferentes parâmetros e variáveis do processo de fabricação deste tipo de sistema, os quais interferem diretamente na eficácia e eficiência de um sistema de programação da produção, além de enfatizar os resultados efetivos que podem ser alcançados com o uso de um software APS, assim como uma lógica de programação, com ênfase na minimização do Lead Time Offsetting. Neste contexto, além do resultado efetivo que este trabalho demonstra, a partir do uso de um sistema de programação da produção em um ambiente de manufatura celular, há, inerentemente, o destaque à relevância do tema de pesquisa, estudado na literatura, devido ao crescente aumento da complexidade dos sistemas produtivos e, consequentemente, da dificuldade de análises mais precisas do impacto que as variáveis de fluxo, como por exemplo, tempos de abastecimento e movimentação, tempos de setup e os respectivos roteiros de fabricação, podem causar no desempenho dos processos no chão de fábrica. Quanto ao método de pesquisa o estudo aborda o tema, quanto à aplicação de um modelo de programação da produção estruturado, com base no escopo da proposta, através de um estudo de caso de uma empresa fornecedora de componentes do setor de automotivo, envolvendo pesquisa de campo com acesso a documentos do processo de fabricação e da estrutura de materiais do mix de produtos relacionados, além do contato direto com os atores do processo de fabricação a partir de reuniões periódicas durante o processo de concepção do procedimento. A partir da construção do modelo de programação, cenários são gerados de modo a comparar a performance dos mesmos em um ambiente produtivo real, sendo realizadas alterações de variáveis no fluxo produtivo, a fim de obter resultados interessantes e satisfatórios, utilizando-se de parâmetros como tamanho de lote e makespan como indicadores de performance.
Título em inglês
Proposal of a production programming procedure based on particularities of a cell manufacturing system's production flow
Palavras-chave em inglês
Advanced planning systems
APS
Automotive industry
Finite capacity
Planning and production scheduling
Supplier relationship
Resumo em inglês
The proposal of a production programming procedure, built from the particularities of a cellular manufacturing system's production flow, described in this work, is the result of a investigation process about the relation of using computational tools, specialized in production programming, involving practices of inventory control in a supply system of a manufacturing cell. Thus, the content of this work deals with the main constraints inherent in the relationship between different parameters and variables of the manufacturing process, regarding this type of production system, that directly interferes in the efficiency of a production scheduling system, emphasizing the effective results that can be achieved through the use of an APS software and programming logic, with emphasis on minimizing Lead Time Offsett. Thereby, in addition to the effective result that this work demonstrates about the use of a production programming system, in a cellular manufacturing environment, we should also emphasize the topic reserchead, and studied, in this work due to the increasing complexity of manufacturing systems and environments as well as the difficulty of more precise analyzes regarding the impact of production flow variables, such as supply and movement times, setup times and the variability offered by manufacturing routes, which can cause underperformance of production processes in a factory. About the research method, this study approaches the subject, regarding the application of a programming model, based on the scope of the initial proposal, through a case study of a company that supplies automotive componentes, in the brazilian automobile sector. This study encompasses field research with access to documents of the manufacturing process as well as the bill of materials of related products, also, direct contact with the actors of the manufacturing process through periodic meetings during the procedure design process. Regarding the results achieved by this work, it is important to highlight the creation of different cenarios and comparisons that were made, regarding the use of different parameters and variables, such as makespan and lot sizing, so that the optimal experience could be achived, through the use of a customized programming model developed, exclusively, for this research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-06-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.