• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2014.tde-16062014-135954
Documento
Autor
Nombre completo
Lillian do Nascimento Gambi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2014
Director
Tribunal
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro (Presidente)
Bremer, Carlos Frederico
Dias, Teresa Cristina Martins
Gerolamo, Mateus Cecilio
Oprime, Pedro Carlos
Título en portugués
A relação entre cultura organizacional e o uso de técnicas da qualidade e seu impacto no desempenho operacional
Palabras clave en portugués
Cultura organizacional
Desempenho
Gestão da qualidade
Modelagem de equações estruturais
Survey
Resumen en portugués
Muitas empresas têm adotado alguma iniciativa de gestão da qualidade para melhoria de seu desempenho. Entretanto, muitas dessas iniciativas nem sempre produzem os resultados pretendidos. Dentro desse contexto, a cultura organizacional tem se destacado como uma variável contextual que poderia explicar o sucesso, ou mesmo o fracasso, das iniciativas de gestão da qualidade. Dessa forma, esse estudo investiga a influência da cultura organizacional no uso das técnicas da qualidade e seu impacto no desempenho. Para isso, duas hipóteses foram consideradas 1) a cultura de uma organização influencia o conjunto de técnicas da qualidade que ela adota e, 2) a combinação entre o conjunto de técnicas da qualidade adotada por uma organização e sua cultura organizacional afeta o desempenho. Enquanto a maioria dos estudos anteriores considera a relação entre cultura, gestão da qualidade e desempenho no nível de práticas da qualidade, esse estudo estende essa discussão para o nível das técnicas. A partir de dados obtidos de 250 empresas no Brasil e Dinamarca, utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais para testar as hipóteses formuladas. Quatro grupos de técnicas da qualidade, quatro perfis de cultura organizacional definidos no Competing Values Framework, e diversos indicadores de desempenho foram considerados nesse estudo. Resultados mostram que certos perfis culturais estão mais relacionados ao uso de determinadas técnicas da qualidade que outras. Por exemplo, empresas com cultura de grupo orientada para colaboração e desenvolvimento de recursos humanos, tendem a usar técnicas de estabelecimento de metas e melhoria contínua, mas não técnicas associadas à medição. Em contrapartida, empresas que possuem características das culturas racional e hierárquica, que são orientadas para o controle e competição, tendem a usar mais as técnicas de medição do que aquelas culturas orientadas para colaboração e inovação. Além disso, os resultados também mostraram que as técnicas da qualidade contribuem para melhoria do desempenho desde que sustentadas por características culturais apropriadas. Esta pesquisa fornece contribuições práticas importantes para os gestores no sentido de que eles precisam estar cientes da necessidade de adotar técnicas da qualidade que sejam adequadas às características culturais de suas organizações para, com isso, obter melhores resultados a partir do uso dessas técnicas.
Título en inglés
The interplay between organizational culture and the use of quality techniques and its impact on operational performance
Palabras clave en inglés
Operational performance
Organizational culture
Quality techniques
Structural equation modeling
Survey
Resumen en inglés
Most firms have adopted quality management initiatives to improve quality and other indicators of performance. However, quality management initiatives do not always produce the intended results. Organizational culture has been highlighted as one of the contextual variables that may explain the success or, for that matter, failure of quality management initiatives. Accordingly, this study investigates the influence of organizational culture on the use of quality techniques and its impact on performance. Therefore it hypothesizes that 1) a firm's culture affects the quality techniques it adopts, and 2) the quality techniques have a direct effect, and culture a direct and an indirect (i.e. through the quality techniques) effect, on firm operational performance. While most previous studies address the relationships between culture, quality management and performance at the level of quality practices, this study extends this discussion to the level of quality techniques to what should be its core, namely the influence of culture on the performance impact of quality techniques. Based on data collected from 250 firms in Brazil and Denmark, Structural Equation Modeling is used to test these hypotheses. Four quality technique groups, four cultural profiles adopted from the Competing Values Framework, and a wide range of performance indicators are used to operationalize the study. Findings show that culture does not appear to be an unequivocal predictor of the adoption of quality techniques. Furthermore, while the developmental and group cultures strengthen the performance effects of all four quality technique groups considered, the hierarchical culture does so for only one of these groups. In a rational culture the performance effects of all four groups are insignificant. As practical implication findings suggest that managers need to be actively aware of the cultural characteristics of their organization before adopting quality techniques, in order to benefit most from the use of these techniques.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-06-23
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • GAMBI, LILLIAN DO NASCIMENTO, GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO, and Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro. A Theoretical Model of the Relationship between Organizational Culture and Quality Management Techniques [doi:10.1016/j.sbspro.2013.06.438]. Procedia: Social and Behavioral Sciences [online], 2013, vol. 81, p. 334-339.
  • Gambi, Lilian, N., et al. The interplay between organizational culture and the use of quality management techniques, and its impact on performance. In EUROMA, Dublin, 2013. Proceedings of the 20th EUROMA Conference., 2013.
  • Gambi, Lilian, N., Gerolamo, Mateus Cecilio, e Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro. Estudo sobre a influência da cultura organizacional na gestão da qualidade. In SIMPOI, São Paulo, 2012. Anais do Simpoi., 2012.
  • Gambi, Lilian, N., Bezerra, Danilo, e Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro. Estudo da aplicação da produção enxuta em empresa fabricante de produto sob encomenda. In SIMPOI 2011, São Paulo, 2011. Anais do SIMPOI 2011., 2011.
  • Gambi, Lilian, N., e Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro. Aplicabilidade de conceitos e técnicas do sistema de produção enxuta em empresas fabricantes de equipamentos do aglomerado de Sertãozinho. In ENEGEP 2010, São Carlos, 2010. Anais do ENEGEP 2010., 2010.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.