• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-11072014-101719
Documento
Autor
Nome completo
Danilo Hisano Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2012
Orientador
Banca examinadora
Musetti, Marcel Andreotti (Presidente)
Escrivão Filho, Edmundo
Guerrini, Fábio Müller
Sacomano Neto, Mário
Silva, Andrea Lago da
Título em português
Desenvolvimento de um modelo de referência para a aplicação da tecnologia RFID na logística de ambulatórios de ensino
Palavras-chave em português
Ambulatórios de ensino
Fluxo de pacientes
Identificação por radiofrequência
Logística hospitalar
Modelo de referência
Resumo em português
As aplicações da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) em hospitais movimenta uma importante área de estudo no setor de saúde. Acompanhando o crescente número de trabalhos na área, encontra-se a necessidade de sistematização e categorização destas aplicações e de estudos que apresente soluções para o processo logístico hospitalar, particularmente, sob a perspectiva do fluxo de pacientes em ambulatórios de ensino. Diante deste cenário, a presente tese propõe um modelo de referência para a identificação e análise de aplicações RFID, considerando o objeto de estudo em questão. A revisão da literatura inicia-se abordando a Logística Hospitalar, apresentando os principais autores e correntes dessa área de pesquisa, apontando para a importância do fluxo de pacientes como elemento direcionador dos demais fluxos logísticos. Em seguida, é realizado um levantamento e categorização das aplicações da RFID em organizações hospitalares, permitindo a análise e o entendimento de suas principais características. Dessa forma, três bases apoiam o método de pesquisa. O primeiro é a revisão bibliográfica. O segundo é a metodologia para o desenvolvimento de modelos de referência na área de TI e por final, a avaliação do modelo por profissionais de saúde e TI, futuros usuários do modelo. Como contribuição da pesquisa, destaca-se o desenvolvimento e prescrição de um conjunto de atividades voltadas à identificação e análise de aplicações RFID dentro da visão de Logística Hospitalar, objetivando uma maior aproximação entre profissionais de saúde e TI na etapa de planejamento do processo de implantação da tecnologia em um ambiente ambulatorial de ensino.
Título em inglês
Development of a reference model for RFID application in the teaching ambulatory logistics
Palavras-chave em inglês
Hospital logistics management
Patient flow
Radio frequency identification
Reference model
Teaching ambulatory care setting
Resumo em inglês
The applications of radio frequency identification technology (RFID) in hospitals move an important area of study in the healthcare. Accompanying the growing body of research on this topic, there is a need for systematization of such applications and proposals for solutions to the hospital logistics processes, particularly from the perspective of patient flow logistics in teaching ambulatory care setting. In this way, this thesis proposes a reference model for the identification and analysis of RFID applications, considering this object of research. The literature review begins by addressing the hospital logistics management, presenting the main authors of this emerging area of research, pointing to the importance of patient flow. Next, we conducted a review and categorization of RFID applications in hospital organizations, theme of this research, allowing the analysis and understanding of its main characteristics. Thus, three bases support the research method. The first is the literature review. The second is the methods for reference model development in IT field and the third, the evaluation by health and IT professionals, potential users of model. As a research contribution, a set of activities designed to identifying and analyzing RFID applications in hospital logistics was developed, aimed to approach health and IT professionals in the planning stage of RFID implementation process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.