• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2011.tde-10112011-093327
Documento
Autor
Nome completo
Vítor Pinheiro Cunha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Amaral, Daniel Capaldo
Carvalho, Marly Monteiro de
Título em português
Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação
Palavras-chave em português
Estudo de casos múltiplos
Gestão de ideias
Ideia
Planejamento da inovação
Processo de inovação em produtos
Resumo em português
Organizações têm de lidar com um ambiente dinâmico em que a inovação é essencial para o sucesso dos negócios. Além disso, a capacidade de inovar em produto de qualquer organização está diretamente relacionada a um fluxo contínuo de novas ideias capazes de atender às oportunidades de novos produtos e tecnologias. Apesar do seu papel importante no início do processo de inovação, ao contrário de tentar gerenciar o surgimento de novas ideias, a abordagem mais comumente preconizada pelas empresas é de incentivar a geração de um grande número de ideias. No entanto, o sucesso do desenvolvimento de novos produtos requer mais do que gerar ideias, outras características do processo devem ser consideradas. Para ajudar na compreensão dessas características, essa pesquisa tem como objetivo analisar como o processo de gestão de ideias de produtos é realizado nas empresas. Para atingir esse objetivo, primeiramente, é proposto um modelo conceitual síntese da gestão de ideias baseado nas características identificadas literatura. Em seguida, para compreender o comportamento dessas características na prática, é realizado um estudo de casos múltiplos em 15 empresas reconhecidas como inovadoras e de diversos setores da indústria. Por fim, baseado nos dados levantados nas empresas, as características do processo de gestão de ideias são analisadas e confrontadas com as informações obtidas na revisão da literatura. A partir do estudo é identificado que a condução do processo de gestão de ideias pode seguir diferentes lógicas conforme as características das empresas. Certos fatores, tais como: definições estratégicas, formas de condução do processo e fatores organizacionais devem ser levados em conta na definição da melhor forma de gerenciar o processo. Considerando, que os estudos identificados na literatura concentram-se em analisar características específicas do processo, tornando difícil obter uma visão completa do processo, esta pesquisa apresenta uma importante contribuição para a teoria acadêmica por meio da análise das principais características que compõem o processo. Este trabalho apresenta ainda uma contribuição para empresas, pois pode ser utilizado como referência de como o processo vem sendo desenvolvido e fornece uma visão prática de como pode ser estruturada a gestão de ideias.
Título em inglês
Analysis of the product idea management to support the front-end of the innovation process
Palavras-chave em inglês
Front-end
Idea
Idea management
Ideation
Multiple case studies
Product innovation process
Resumo em inglês
Organizations have to deal with a dynamic environment in which innovation is essential for success of businesses. Additionally, the product innovation capability of any organization is directly related to a continuous flow of ideas capable of raising opportunities for new products and technologies. Despite the primary role of ideas, instead of managing the ideation process, the most common approach is the generation of a large number of ideas. However, launching new products requires more than just generating ideas, many other characteristics of the process need to be addressed. Thus, to explore these characteristics, this research has as main objective analyze how the product ideation process is carried out in companies. To achieve this goal, firstly, is proposed an ideation conceptual model, based on the synthesis of the characteristics identified in literature. Then, to understand the behavior of these characteristics in practice, is conducted a multiple case study in 15 companies recognized as innovative and from different sectors of industry. Finally, based on data collected, the characteristics of the ideation process are analyzed and compared with the information obtained from the literature review. Based on the results of the study is identified that the conduct of the ideation process may follow different logics according to the characteristics of companies. Certain factors, such as: strategies, ways of conducting the process and organizational factors should be taken into account in defining the best way to manage the process. Considering that the studies identified in the literature focus on analyzing specific characteristics of the process, making it difficult to get a complete overview of the process, this research presents an important contribution to academic theory by analyzing the main characteristics that impact the process. This work also presents a contribution to companies, as it can be used as a reference of how the process is being developed and provides a practical overview of how it can be structured.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-11-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.