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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-08112017-081626
Document
Auteur
Nom complet
Livia Rodrigues Ignacio
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2017
Directeur
Jury
Ometto, Aldo Roberto (Président)
Oliveira, Otávio José de
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de
Titre en portugais
Sistema de Gestão Integrado por processos de negócio: guia para implantação e manutenção
Mots-clés en portugais
BPM
Gerenciamento por processos de negócio
Integração de normas
ISO
Processo de negócio
SGI
Sistema de gestão ambiental
Sistema de gestão da qualidade
Sistema de gestão integrado
Resumé en portugais
Um Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode ser entendido como uma abordagem que visa o aprimoramento no desempenho de uma organização por meio do ciclo PDCA, e cujos requisitos podem ser baseados em normas mundialmente conhecidas. Apesar do grande volume de pesquisas que abordam formas de se implantar o SGI, uma minoria o relaciona com a abordagem de processos de negócio, que é também um requisito normativo. Neste contexto, esta pesquisa defende que a abordagem de Gerenciamento por Processos de Negócio (Business Process Management - BPM) pode contribuir significativamente para a implantação efetiva e manutenção de um SGI, já que é uma abordagem que apoia a análise e melhoria dos processos de negócio, aspectos essenciais para a estruturação e gerenciamento de um Sistema de Gestão. Diante deste contexto, este trabalho visa propor um guia com etapas, recomendações e instrumentos de apoio para a implantação e manutenção de um SGI por Processos de Negócio, por meio de revisão da literatura (exploratória e sistemática) e avaliação de especialistas. Para esta pesquisa, considerou-se SGI como a integração das normas ISO 9.001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14.001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental), dada a relevância de ambas no cenário atual dos negócios. Os resultados da Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) mostraram que as pesquisas que abordam a integração entre SGI e BPM ainda são preliminares e que há oportunidades de aprofundamento no tema. Este trabalho visa contribuir para a compreensão, implantação e manutenção dos requisitos do SGI pelas organizações com base na abordagem de Gerenciamento por Processos de Negócio, sob o ponto de vista prático.
Titre en anglais
Process-based Integrated Management System: a guide for implementation and maintenance
Mots-clés en anglais
BPM
Business process
Environmental management system
Integrated management system
ISO
Management by business processes
Quality management system
SGI
Standards integration
Resumé en anglais
An Integrated Management System (IMS) can be understood as an approach that aims to improve organization's performance through the PDCA cycle, and whose requirements may be based on globally recognized standards. Despite the large volume of research that addresses ways of implementing an IMS, a minority relates it to the business process approach, which is also a normative requirement. In this context, this research argues that the Business Process Management (BPM) approach can contribute significantly to the effective implementation and maintenance of an IMS, since it supports the analysis and improvement of business processes, essential aspects for the structuring of a Management System. In this context, this work aims to propose a guide with steps, recommendations and support instruments for the structuring and maintenance of a Process-based IMS, through literature review (exploratory and systematic) and expert assessment. For this research, IMS was considered as the integration of ISO 9.001: 2015 (Quality Management System) and ISO 14.001: 2015 (Environmental Management System) standards, given the relevance of both in the current business scenario. The results of the systematic literature review (SLR) have shown that research that addresses the integration between IMS and BPM is still preliminary and that there are opportunities for further study. This paper aims to contribute to the understanding, implementation and maintenance of IMS requirements by organizations based on the business process management approach, in a practical view.
 
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Date de Publication
2017-11-09
 
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