• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2019.tde-01082019-093348
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Hofmann Trevisan
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da (Président)
Carvalho, Marly Monteiro de
Pugliesi, Érica
Titre en portugais
Necessidades do usuário na logística reversa de equipamentos eletromédicos em um sistema produto-serviço (PSS)
Mots-clés en portugais
Cadeia de suprimento reversa
Estudo de caso
Produtos usados
Requisitos do usuário
Servitização
Resumé en portugais
A implantação de uma rede de Logística Reversa (LR) é fundamental em modelos de negócio Sistema Produto-Serviço (PSS) para o retorno, recuperação e maximização da vida útil de peças e componentes. Ambos os sistemas, LR e PSS, necessitam ser projetados a partir da perspectiva do consumidor para serem bem-sucedidos, pois o envolvimento prévio com o usuário possibilita o desenvolvimento de soluções especificas que atendem às suas demandas. Porém, há uma escassez de estudos que destacam as atividades de LR em um contexto de PSS, assim como o papel e a relevância do usuário. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender as necessidades do usuário na LR em um PSS, considerando como produto de análise o equipamento eletromédico bomba de infusão. Para isso, realizou-se um estudo de caso inicial com uma empresa que manufatura e comercializa dispositivos médicos no Brasil. Além disso, múltiplos estudos de caso foram realizados em organizações da área da saúde para a coleta in loco de necessidades relacionadas ao contexto de uso e retorno do equipamento. Como resultado, identificou-se quatro serviços que envolvem atividades de LR no modelo de negócio PSS. Vinte e cinco problemas que interferem diretamente e indiretamente a LR foram analisados para o entendimento em profundidade das necessidades dos usuários. O estudo ainda apresenta quais são os principais desafios e dificuldades de um fornecedor de PSS para operacionalizar a LR. Os resultados indicam que a ausência de agilidade no processo de retorno do produto pode propiciar situações críticas internas ao hospital referente à falta de equipamentos. A realização do inventário de equipamentos ao término do contrato de PSS pode gerar situações estressantes para todos os stakeholders envolvidos no processo.
Titre en anglais
User needs in reverse logistics of electromedical equipment in a product-service system (PSS)
Mots-clés en anglais
Case study
Reverse supply chain
Servitization
Used products
User requirements
Resumé en anglais
The implementation of a Reverse Logistics network (RL) is important in Product-Service Systems (PSS) business model for returning, recovering and maximizing the life span of parts and components. Both systems, RL and PSS, need to be designed from the perspective of the consumer to be successful because the prior involvement with users seeks to achieve better solutions to satisfy their specific demands. However, there is a lack of studies that highlight RL activities in a PSS context, as well as the role and relevance of users. In this sense, this research aims to understand users' needs in reverse logistics in a PSS, considering as main product the electromedical infusion pump. For this, I conducted a case study with a company that manufactures and markets medical devices throughout Brazil. In addition, five other case studies were carried out in health organizations for in situ collection of needs related to the context of use and return of the equipment. As a result, four services involving RL activities were identified in the PSS business model. Also, twenty-five problems that directly and indirectly interfere the operation of RL were analyzed for an in-depth understanding of users' needs. The study further presents the main challenges and difficulties of a PSS provider to operationalize the LR. The results indicate that the absence of agility in the LR process can lead to critical situations inside the hospital regarding the lack of equipment. The inventory of equipment at the end of the PSS contract can generate stressful situations for all stakeholders involved in the process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-08-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.