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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-30062017-091155
Document
Author
Full name
Luisa Helena Bartocci Liboni
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2017
Supervisor
Committee
Silva, Ivan Nunes da (President)
Bim, Edson
Costa, Eduardo Coelho Marques da
Flauzino, Rogério Andrade
Suetake, Marcelo
Title in Portuguese
Diagnóstico de falhas em motores de indução trifásicos baseado em decomposição em componentes ortogonais e aprendizagem de máquinas
Keywords in Portuguese
Support Vector Machines
Aprendizagem de máquinas
Decomposição ortogonal
Diagnóstico de falhas
Extração de características
Motor de indução
Redes Neurais Artificiais
Abstract in Portuguese
O objetivo principal desta tese consiste no desenvolvimento de ferramentas matemáticas e computacionais dedicadas a um sistema de diagnóstico de barras quebradas no rotor de Motores de Indução Trifásicos. O sistema proposto é baseado em um método matemático de decomposição de sinais elétricos, denominado de Decomposição em Componentes Ortogonais, e ferramentas de aprendizagem de máquinas. Como uma das principais contribuições desta pesquisa, realizou-se um aprofundamento do entendimento da técnica de Decomposição em Componentes Ortogonais e de sua aplicabilidade como ferramenta de processamento de sinais para sistemas elétricos e eletromecânicos. Redes Neurais Artificiais e Support Vector Machines, tanto para classificação multi-classes quanto para detecção de novidades, foram configurados para receber índices advindos do processamento de sinais elétricos de motores, e a partir deles, identificar os padrões normais e os padrões com falhas. Além disso, a severidade da falha também é diagnosticada, a qual é representada pelo número de barras quebradas no rotor. Para a avaliação da metodologia, considerou-se o acionamento de motores de indução pela tensão de alimentação da rede e por inversores de frequência, operando sob diversas condições de torque de carga. Os resultados alcançados demonstram a eficácia das ferramentas matemáticas e computacionais desenvolvidas para o sistema de diagnóstico, sendo que os índices criados se mostraram altamente correlacionados com o fenômeno da falha. Mais especificamente, foi possível criar índices monotônicos com a severidade da falha e com baixa variabilidade, demonstrando-se que as ferramentas são eficientes extratores de características.
Title in English
Fault diagnosis in three-phase induction motors based on orthogonal component decomposition and machine learning
Keywords in English
Fault diagnosis
Feature extraction
Induction machine
Machine learning
Neural networks
Orthogonal decomposition
Support vector machines
Abstract in English
This doctoral thesis consists of the development of mathematical and computational tools dedicated to a diagnostic system for broken rotor bars in Three Phase Induction Motors. The proposed system is based on a mathematical method for decomposing electrical signals, named the Orthogonal Components Decomposition, and machine learning tools. As one of the main contributions of this research, an in-depth investigation of the decomposition technique and its applicability as a signal processing tool for electrical and electromechanical systems was carried-out. Artificial Neural Networks and Support Vector Machines for multi-class classification and novelty detection were configured to receive indices derived from the processing of electrical signals and then identify normal motors and faulty motors. In addition, the fault severity is also diagnosed, which is represented by the number of broken rotor bars. Experimental data was tested in order to evaluate the proposed method. Signals were obtained from induction motors operating with different torque levels and driven either directly by the grid or by frequency inverters. The results demonstrate the effectiveness of the mathematical and computational tools developed for the diagnostic system since the indices created are highly correlated with the fault phenomenon. More specifically, it was possible to create monotonic indices with the fault severity and with low variability, what supports that the solution is an efficient fault-specific feature extractor.
 
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Luisa.pdf (7.32 Mbytes)
Publishing Date
2017-07-13
 
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