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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2007.tde-18122007-204855
Document
Auteur
Nom complet
Alessandro Goedtel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2007
Directeur
Jury
Silva, Ivan Nunes da (Président)
Delaiba, Antonio Carlos
Oliveira Júnior, Azauri Albano de
Pinheiro, Carlos Alberto Murari
Serni, Paulo José Amaral
Titre en portugais
Estimador neural de velocidade para motores de indução trifásicos
Mots-clés en portugais
Estimador de velocidade
Motor de indução trifásico
Redes neurais artificiais
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta uma estratégia para a estimativa de velocidade do motor de indução trifásico baseada em redes neurais artificiais utilizando medidas de variáveis primárias como tensão e corrente. O uso de motores de indução trifásicos é uma constante em diversos setores industriais e de grande importância no cenário energético nacional. A maioria das metodologias de controle, acionamento e dimensionamento destes motores é fundamentada nas medidas de velocidade no eixo. Entretanto, a medida direta da velocidade compromete o sistema de controle e acionamento diminuindo sua robustez e aumentando o custo de implementação. Resultados de simulação e de ensaios experimentais para validação da proposta são também apresentados.
Titre en anglais
Speed neural estimator for the three-phase induction motors
Mots-clés en anglais
Artificial neural networks
Speed estimator
Three-phase induction motors
Resumé en anglais
This work presents an approach to estimate speed in induction motors based on artificial neural networks and using measurement of primary variables like voltage and current. The use of induction motors is very common in many industrial sectors and plays an important role in the national energetic scene. The methodologies used in control, start up and dimensioning of these motors are based on measure of the speed variable. However, the direct measure of this variable compromises the system control and start up of the machine, reducing its robustness and increasing the implementation costs. Simulation results and experimental data are presented to validate the proposed approach.
 
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Date de Publication
2007-12-20
 
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