• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2007.tde-27042007-102640
Documento
Autor
Nome completo
Ferdinando Monsignore
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Paiva, Maria Stela Veludo de (Presidente)
França, Celso Aparecido de
Monaco, Francisco José
Título em português
Sensoriamento de ambiente utilizando o padrão ZigBee
Palavras-chave em português
Domótica
Sensoriamento
USB
ZigBee
Resumo em português
A comunicação sem fio (wireless) vem sofrendo uma enorme expansão nos últimos anos. Para esse tipo de comunicação foram criados alguns padrões, destacando-se o Wi-Fi, o Bluetooth e mais recentemente o ZigBee. Este último, o ZigBee, engloba aplicações de monitoração e sensoriamento de sistemas, o que o torna adequado para aplicações residenciais. Essa característica do ZigBee motivou o desenvolvimento desse trabalho, cujo objetivo foi o de avaliar o padrão ZigBee através de uma aplicação de monitoração e sensoriamento para uso residencial, utilizando um kit de desenvolvimento da Microchip. Esse trabalho consiste em dois nós se comunicando via ZigBee, onde um nó possui um sensor de movimento, uma lâmpada e um LED (que simula um aparelho de ar condicionado) e um segundo nó, que pode ser conectado a um PC via USB utilizando um hardware externo desenvolvido. Esse nó ainda possui um sensor de temperatura, um sensor de luminosidade (LDR) e um sinalizador acústico. Os resultados obtidos mostram que o ZigBee é um padrão eficiente para aplicações de monitoração e sensoriamento de ambientes.
Título em inglês
Environment sensing using ZigBee standard
Palavras-chave em inglês
Sensing
Smart building
USB
ZigBee
Resumo em inglês
A huge expansion has occurred in wireless communication in the last few years. Some wireless standards were created, like Wi-Fi, Bluetooth and more recently the ZigBee standard, that includes monitoring and sensing systems application. This characteristic makes the ZigBee standard appropriate for residencial applications. This ZigBee characteristic motivated the development of this work, which objective was evaluate the ZigBee standard through a monitoring and sensing application for residencial use, using a evelopment kit by Microchip. This application has two nodes communicating through ZigBee. One node has a motion sensor, a lamp and a LED (that simulates an air conditioner device) and the second one can be connected to a PC through USB using a developed external hardware. This node also has a temperature sensor, a light dependent resistor (LDR) and a beep. The reached results shows that ZigBee is an efficient standard for environment monitoring and sensing.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Ferdinando.pdf (1.46 Mbytes)
Data de Publicação
2007-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.