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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-21032018-153547
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Bruneli Reis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2008
Director
Tribunal
Nicoletti, Rodrigo (Presidente)
Magalhães, Marcelo Bruno da Silveira
Varoto, Paulo Sergio
Título en portugués
Posicionamento de "Deadeners" para a redução de vibração em estruturas veiculares via sensibilidade inerente
Palabras clave en portugués
Desempenho acústico
Estrutura veicular
Posicionamento de "Deadeners"
Sensibilidade inerente
Vibrações mecânicas
Resumen en portugués
O desempenho acústico em um veículo é fortemente dependente da interação fluido-estrutura entre o ar no habitáculo do veículo e a estrutura metálica. A maioria dos problemas de ruído e vibração relacionados a esta interação provem dos picos de ressonância da chapa metálica, quando excitada por forças externas (pista, motor, vento). A redução dos picos de ressonância pode ser obtida através da aplicação de placas asfálticas ("Deadeners") na estrutura. O problema está no posicionamento das placas, que usualmente é realizado experimentalmente por tentativa e erro. Este trabalho propõe o uso da sensibilidade inerente para o posicionamento de "Deadeners" em estruturas metálicas veiculares, em particular no teto do veículo. As funções de resposta em freqüência (FRFs) do teto são obtidas experimentalmente e processadas adotando a técnica da sensibilidade inerente, obtendo assim a sensibilidade dos picos de ressonância e identificando os locais passíveis de instalação de "Deadeners". Como resultado da análise, é possivel localizar a posição ótima para o "Deadener" que maximizará a redução de picos de resonância de interesse. Após o posicionamento dos "Deadeners", foi possível verificar a atenuação dos picos de ressonância no teto do veículo, mostrando a eficácia do método utilizado. A maior vantagem do método é que este requer apenas medições de resposta em frequência do sistema original, sem necessidade de modificações na estrutura do veículo para obter a sensibilidade do sistema a modificações.
Título en inglés
Positioning of Deadeners to reduce vibrations at vehicles sheet metal using embedded sensitivity
Palabras clave en inglés
Embedded sensitivity
Mechanical vibration
NVH performance
Positioning of Deadeners
Vehicle structure
Resumen en inglés
The Noise Vibration and Harshness (NVH) performance of passenger vehicles strongly depends on the fluid-structure interaction between the air in the vehicle cavity and the sheet metal structure of the vehicle. Most of noise and vibration problems related to this interaction come from resonance peaks of the sheet metal, which are excited by external forces (road, engine, wind). A reduction of these resonance peaks can be achieved by applying deadeners in the sheet metal. The problem is where these deadeners shall be fixed, which is usually done in a trial-anderror basis. In this work, one proposes the use of embedded sensitivity to locate the deadeners in the sheet metal of the vehicle, more specifically in the vehicle roof. Experimental FRFs of the roof are obtained and data is processed by adopting the embedded sensitivity method, thus obtaining the sensitivity of the resonance peaks on the local increase of stiffness due to the deadeners. As a result, by examining the sensitivity functions, one can find the optimum location of the deadeners that maximize their effect in reducing the resonance peaks of interest. After locating the deadeners in the optimum positions, it was possible to verify a strong reduction in resonance peaks of the vehicle roof, thus showing the efficiency of the procedure. The main advantage of this procedure is that it only requires FRF measurements of the vehicle in its original state, not needing any previous modification of the vehicle structure to find the sensitivity functions.
 
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Fecha de Publicación
2018-03-22
 
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