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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-19012011-110222
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Lopes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2008
Director
Tribunal
Costa Neto, Alvaro (Presidente)
Massarani, Marcelo
Silva, Ivan Nunes da
Título en portugués
Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série
Palabras clave en portugués
Dinâmica longitudinal
Estratégia de gerenciamento de potência
Sistemas fuzzy
Veículo híbrido elétrico
Veículo híbrido elétrico série
Resumen en portugués
Unidades propulsoras híbrido elétricas são uma alternativa em potencial para a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes, quando empregadas em veículos de transporte público. A configuração híbrido elétrica de interesse é a série, na qual as fontes de potência, para o motor elétrico de tração, são compostas por um banco de baterias e uma unidade formada pela junção entre um motor à combustão interna e um gerador. Na presente Dissertação foi realizada a modelagem de um veículo elétrico híbrido série na qual diferentes estratégias de gerenciamento de potência foram investigadas. Dentre as estratégias de interesse, duas são fundamentadas em regras e a terceira em sistemas fuzzy. Resultados obtidos comprovaram que a fundamentada em sistemas fuzzy possibilita maior economia de combustível, permitindo que o motor à combustão interna forneça menos potência, face o emprego das baseadas em regras. Dessa forma, a utilização de sistemas fuzzy no gerenciamento de potência do veículo, permite o emprego de um motor à combustão menos potente, de menor custo, sem o comprometimento do desempenho do veículo. As simulações do presente modelo de veículo híbrido foram realizadas no ambiente Matlab/Simulink® 7.3.0.
Título en inglés
Energy management strategy in series hybrid electric urban bus
Palabras clave en inglés
Energy management strategy
Fuzzy systems
Hybrid electric vehicle
Longitudinal dynamic
Series hybrid electric vehicle
Resumen en inglés
Hybrid electric propulsion units are a potential alternative to the reduction of fuel consumption and pollutant emissions, when used in public transport vehicles. The electric hybrid configuration of interest is the series, in which the energy supplies to the traction electric motor are composed of batteries and a unit represented by the connection of an internal combustion engine and a generator. This Dissertation presents the modeling of a series hybrid electric vehicle in which different energy management strategies were investigated. Among the strategies of interest, two are based on rules and one on fuzzy systems. The obtained results proved that the strategy based on fuzzy systems improved the fuel economy, allowing the internal combustion engine to supply less power than the use of the strategies based on rules. Therefore, the use of fuzzy systems in the energy management of the vehicle allows for the adoption of a less potent and cheaper internal combustion engine, without compromising the vehicles performance. The simulations of the present model of the hybrid electric vehicle were performed in the Matlab/Simulink® 7.3.0 environment.
 
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dissert_lopes.PDF (2.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-02-07
 
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