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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2007.tde-27052009-142508
Document
Auteur
Nom complet
Jorge Henrique Bidinotto
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2007
Directeur
Jury
Belo, Eduardo Morgado (Président)
Marqui Junior, Carlos de
Mendonça, Celso de Braga
Titre en portugais
Proposta conceitual de excitador de "flutter" alternativo para ensaios em vôo
Mots-clés en portugais
Aeroelasticidade
Ensaios em vôo
Excitador
Flutter
Resumé en portugais
Os novos materiais utilizados nas estruturas de aeronaves, mais leves e flexíveis, tornam estas estruturas mais sujeitas a fenômenos aeroelásticos, sendo que o mais sério deles é o flutter, que deve ser cuidadosamente investigado com uma boa campanha de ensaios em vôo durante o desenvolvimento e certificação da aeronave. Este trabalho propõe um projeto conceitual de um excitador de flutter que atenda às necessidades dos ensaios, tentando resolver problemas encontrados nos modelos utilizados comumente. Para isso, é feita uma revisão da literatura pertinente, apresentando conceitos de ensaios em vôo e do fenômeno em questão, além de apresentar um histórico dos ensaios e modelos de excitadores utilizados ao longo da história. Em seguida, são apresentados alguns conceitos de excitadores, que são dimensionados e analisados segundo suas vantagens e desvantagens para finalmente escolher o modelo mais pertinente visando no futuro um projeto detalhado, construção e testes em túnel de vento.
Titre en anglais
Conceptual purpose of an alternative flutter exciter for flight testing
Mots-clés en anglais
Aeroelasticity
Exciter
Flight test
Flutter
Resumé en anglais
The ultimate materials used in aircraft structures, lighter and more flexibles, make these structures more susceptible to aeroelastic phenomena including flutter, the most dangerous of all. This kind of phenomena must be carefully investigated with satisfactory flight test campaigns during the aircraft development and certification. This work proposes a flutter exciter conceptual design that attends the test necessities, trying to solve problems found in the models used actually. So, a bibliographic revision is done, presenting flight test concepts and the studied phenomena, regarding a flight test history and the exciter models used through the years. Finally, some exciter concepts are presented, dimensioned and analyzed considering their advantages and disadvantages in order to choose the most pertinent model, considering, in a near future, the detailed design, manufacturing and wind tunnel tests.
 
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Date de Publication
2009-06-02
 
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