• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-21112017-163524
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Freire de Carvalho Lopes Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Silva, Iris Bento da (Presidente)
Costa, Miguel Antonio Bueno da
Espôsto, Kleber Francisco
Título em português
Estudo de caso das práticas de melhoria contínua de manufatura enxuta e seis sigma em uma unidade multinacional no Brasil
Palavras-chave em português
Framework
Lean manufacturing
Lean six sigma
DMAIC
Sistema Toyota de Produção
Resumo em português
Cada vez mais presentes no ambiente industrial, as metodologias de melhoria contínua estruturam e sistematizam a implantação e a aplicação de técnicas, ferramentas e práticas de melhoria dos processos, que permitem reduzir o lead time, aumentar a satisfação do cliente, diminuir a variabilidade dos processos e elevar a qualidade do produto. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é, com o auxílio de um framework teórico, estudar o uso de Lean Manufacturing e Six Sigma em um caso real pertencente ao parque industrial nacional. Dessa forma, optou-se por realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico, visto a relação do setor com a melhoria contínua. A companhia já utilizava as técnicas e ferramentas há mais de uma década e, além de mostrar a sua abordagem com relação à melhoria contínua de forma geral, apresentou dois casos para comparação das soluções encontradas para seu próprio aperfeiçoamento. Foi observado que a empresa encontra-se em um estágio intermediário-avançado dentro do framework construído e foi ressaltado que o Kaizen é a principal forma de melhoria usada.
Título em inglês
Case study of lean manufacturing and six sigma continuous improvement practices in a multinational company
Palavras-chave em inglês
DMAIC
Framework
Lean manufacturing
Lean six sigma
Six sigma
Toyota production system
Resumo em inglês
Increasingly present in industrial environment, the continuous improvement methodologies structured and systematized the implementation and employment of techniques, tools and practices of process improvement, which allow reducing lead time, enhancing customer satisfaction, decreasing process variability and raising product quality. In this context, supported by a framework, what this study aims at is to review the use of Lean Manufacturing and Six Sigma in a real case belonging to the national industrial park. Hence, a case study was chosen in a company from the automotive industry, insofar as its relationship with continuous improvement. The company had already been using the techniques and tools for over a decade and it was provided an overview of its approach and, in addition, two cases to have their solution compared. It was observed that the company stands in an upper intermediate stage according to the developed framework and it was also highlighted that Kaizen is the main improvement means used.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.