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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-27082008-103948
Document
Auteur
Nom complet
Gilmerson Inácio Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Widmer, João Alexandre (Président)
Leal, José Eugênio
Scarpelli, Moacir
Titre en portugais
Perspectivas de integração modal rodo-hidro-ferroviária na exportação de produtos agrícolas e minerais no estado de Mato Grosso do Sul
Mots-clés en portugais
Construção de cenários
Modelo de custo de transporte
Sistema de Informação Geográfica
Transporte intermodal
Resumé en portugais
O Brasil tem como principal base econômica a exportação de commodities agrícolas e minerais. Esses produtos se caracterizam por possuírem grandes volumes de produção e baixo valor agregado. Diante desses fatos, as economias geradas ao longo da cadeia logística têm papel fundamental para o sucesso da comercialização destes produtos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo encontrar as rotas de transportes mais econômicas para o escoamento da soja e minérios de ferro e manganês oriundos do estado do Mato Grosso do Sul com destino à exportação. Para tal foram identificados os pólos de geração destas cargas, assim como os modais de transportes existentes e futuros, terminais de transbordos e portos marítimos para exportação. Os métodos utilizados para esta análise foram a geração de cenários, modelos de custo de transporte para os modos rodoviário, ferroviário e fluvial; e sistema de informação geográfica. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que opções de rotas com uso do modal hidroviário são as que possuem menores custos, com forte participação da hidrovia Paraguai-Paraná. Sugere-se para futuros trabalhos, a investigação da rede de transporte estudada com o uso de restrições de capacidade e também a inclusão dos custos portuários praticados nos portos marítimos de exportação.
Titre en anglais
Prospects for modal integration among hydro-road-rail in the export of agricultural products and minerals in Mato Grosso do Sul
Mots-clés en anglais
Geographic information system
Intermodal transport
Scenarios building
Transport cost model
Resumé en anglais
Brazil has as the main economic base the exportation of agricultural and mineral commodities. These products are characterized by having a large quantity of production and low price. Given these facts, the saving generated along the supply chain are fundamental role in the marketing success of these products. In that context, this study aimed to find the most economic transport routes to the disposal of soybeans and iron ore and manganese from the state of Mato Grosso do Sul destined to exportation. For that were identified the places that generate as, and the transportation ways that exist up to now and the future ones, the terminals, transshipments and harbor for export. The methods used for this analysis were the generation of scenarios, models of cost of transport to the modes transport to road, rail and river, and geographic information system. The results obtained in this study indicate that options trades with the use of the waterway are those that have lower costs, with strong participation of the waterway Paraguay-Parana. It is suggested to future researches investigation of the transportation system studied the use of restrictions on capability and the inclusion of costs charged at seaports of exportation.
 
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Gilmerson.pdf (1.07 Mbytes)
Date de Publication
2008-09-11
 
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