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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-22012016-154024
Documento
Autor
Nome completo
Artur Piatti Oiticica de Paiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Setti, José Reynaldo Anselmo (Presidente)
Cybis, Helena Beatriz Bettella
Pitombo, Cira Souza
Título em português
Percepção dos usuários sobre a qualidade de serviço em rodovias
Palavras-chave em português
Nível de serviço
Percepção do usuário
Regressão logística
Rodovia
Simulação
Resumo em português
Com o intuito de fornecer subsídios para adaptar o HCM ao cenário brasileiro, propõe-se um método que se baseia na percepção dos usuários sobre a qualidade de serviço em rodovias, para estimar os limites de densidade que delimitam os níveis de serviço. A justificativa é que o conceito de nível de serviço considera a qualidade de serviço com base na percepção dos usuários, mas os limites entre os níveis de serviço em rodovias definidos no HCM não considera a opinião dos usuários. Esse método baseia-se num questionário online para coletar as informações necessárias para estimar os limites entre os níveis de serviço por uma análise de regressão logística. No método proposto, a percepção dos usuários sobre a qualidade de serviço é medida através de uma escala contínua e as condições operacionais são mostradas através de vídeos obtidos com um simulador microscópico de tráfego. Um experimento piloto foi realizado para testar o questionário e o método de análise propostos. As variáveis operacionais utilizadas no experimento piloto foram percentual de veículos pesados, velocidade média e concentração veicular. Os resultados desse experimento piloto foram usados para refinar o questionário e mostraram que, dentre as consideradas, a densidade foi a medida operacional que mais influiu na qualidade de serviço percebida pelos respondentes. Por meio do experimento piloto, foi possível estimar o tamanho do questionário e a duração dos vídeos. O método proposto pode ser aplicado para obter os limites entre os níveis de serviço com base na percepção do usuário, no Brasil ou em qualquer outro país, uma vez que um simulador microscópico devidamente calibrado para refletir as condições operacionais locais esteja disponível.
Título em inglês
Users' perception of quality of service at highways
Palavras-chave em inglês
Highways
Level of service (LOS)
Logistic regression
Simulation
Traveler's perception
Resumo em inglês
This thesis proposes a method to estimate thresholds for levels of service based on the users' perception of the quality of service on highways. Whereas the level of service concept includes the users' perception of the quality of service among the aspects that should be taken into consideration, the level of service criteria used in the highway chapters of the HCM were defined without taking into acc ount the users' opinion. The proposed approach uses an online questionnaire to obtain the data needed to estimate the thresholds between levels of service, which are then calculated using logistic regression. In the proposed method, the users' perception of the quality of service is measur ed using a continuous scale and the operating conditions are shown by means of short videos created using microscopic traffic simulation of predetermined scenarios on a virtual highway. By using simulation to create scenarios, it is possible to control all operational variables, covering all cond itions from very low flow to capacity, and, at the same time, to generate a video from the driver's point of view. A pilot experiment was used to validate the questionnaire and the method adopted to estimate level of service thresholds. The operational variables used in this pilot experiment included truck percent, average travel speed and density. The results of the pilot experiment were used to refine the questionnaire and have shown that density is the operational variable that has the greatest influence on the users' perception of the quality of service. The pilot experiment results also defined the number and the length of the videos to be shown to respondents. Despite its creation to support the adaptation of the HCM to Brazil, the proposed method could be applied to any other location, if a microscopic traffic simulator calibrated to represen ttraffic flow on local highways is available.
 
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ArturPaiva.pdf (3.78 Mbytes)
Data de Publicação
2016-02-01
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Paiva, A. P. O., e Setti, J. R. Avaliação da qualidade de serviço em rodovias rurais de pista dupla com base na percepção dos usuários. In XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Curitiba, 2014. Anais do XXVIII Congresso ANPET 2014.Rio de Janeiro : ANPET, 2014. Resumo. Dispon?vel em: http://www.anpet.org.br/xxviiianpet/anais/documents/RT277.pdf.
  • Paiva, A. P. O., e Setti, J. R. Um método de delimitação dos níveis de serviço com base na percepção dos usuários. In XXIX Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Ouro Preto, 2015. Anais do XXIX Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET.Rio de Janeiro : ANPET, 2015. Dispon?vel em: http://146.164.5.73:20080/ssat/interface/content/anais_2015/TrabalhosFormatados/AC738.pdf.
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