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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2011.tde-15022012-165835
Documento
Autor
Nome completo
Mateus Araujo e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kawamoto, Eiji (Presidente)
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
Sanches, Suely da Penha
Sorratini, José Aparecido
Taco, Pastor Willy Gonzales
Título em português
Estudo da incorporação da acessibilidade à atividade na análise da demanda por viagens encadeadas
Palavras-chave em português
Acessibilidade
Demanda por transportes
Modelos baseados em atividades
Oportunidades
Planejamento de transportes
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa é validar a hipótese de que a acessibilidade à oportunidades influencia o comportamento dos padrões de viagens desempenhados pelos indivíduos. Para realizar a verificação desta hipótese foi formulado um procedimento (um teste de hipótese) baseado em um estudo de caso realizado na cidade de Uberlândia, utilizando informações sobre: (i) as características dos deslocamentos dos indivíduos, suas características demográficas e de participação em atividades; (ii) informações sobre o sistema de transportes, e; (iii) informações sobre a distribuição espacial das atividades. Para atingir a finalidade proposta na tese, foram elaborados procedimentos que constituem no processo de verificação da hipótese nula, constituído pelas seguintes etapas: (i) tratamento dos dados; (ii) construção das variáveis (iii) proposta para avaliação da acessibilidade no contexto da formação dos padrões de viagens; (iv) escolha de técnicas de modelagem do comportamento individual referente às decisões sobre padrões de viagens; (v) seleção das técnicas estatísticas para avaliação da significância das variáveis e desempenho dos modelos; (vi) modelagem para simulação do comportamento individual em três níveis de decisão da programação diária de atividades, modo de viagem, destino da atividade primária e padrão de viagens, e; (vii) análise dos resultados obtidos e conclusão sobre a hipótese. Após a realização do experimento realizado com as informações da cidade de Uberlândia, concluiu-se que pela verificação realizada não há elementos para rejeitar a hipótese nula, ou seja, a acessibilidade a oportunidades influencia o comportamento dos padrões de viagens encadeadas desempenhados pelos indivíduos.
Título em inglês
Incorporation of accessibility to opportunities on the activity-based travel demand analysis
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Activity-based models
Opportunities
Transportation demand
Transportation planning
Resumo em inglês
The main aim of this work is to submit to a validation test the hypothesis that the accessibility to opportunities influences individuals' trip chaining behavior. To perform the hypothesis test a procedure was developed on a study case in the city of Uberlandia, using data about: (i) characteristics of the individuals' trips, their demographic features and activity participation; (ii) transportation system information, and; (iii) information about the spatial distribution of activities. To achieve the purpose of the thesis, it was developed procedures which consist in the hypothesis test, made by the following stages: (i) data processing; (ii) setting of the variables; (iii) a proposal to evaluate the accessibility on the context of trip chaining patterns; (iv) choosing modeling techniques to represent individual behavior regarding to its decisions on trip chaining patterns; (v) selection of statistical techniques for measures of model and variable performance; (vi) modeling individual behavior on three decision levels of the daily activity schedule, mode choice, destination choice and trip chaining patterns, and; (vii) discussion of the results and conclusion about the hypothesis. The main conclusion is that the hypothesis cannot be rejected, i.e., accessibility to opportunities influences individuals' trip chaining behavior.
 
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Mateus.pdf (6.97 Mbytes)
Data de Publicação
2012-02-17
 
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