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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2012.tde-07022013-164654
Documento
Autor
Nome completo
Talita Caetano de Morais
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antônio Nelson Rodrigues da (Presidente)
Lima, Josiane Palma
Macedo, Márcia Helena
Título em português
Avaliação e seleção de alternativas para promoção da mobilidade urbana sustentável: o caso de Anápolis, Goiás
Palavras-chave em português
Anápolis
Mobilidade urbana sustentável
Planejamento de cenários
Viabilidade de ações
Resumo em português
Este estudo visa à adaptação e aplicação de estratégia para avaliação e seleção de alternativas para melhoria das condições de mobilidade de uma cidade. A abordagem foi testada na cidade de Anápolis, Goiás, da seguinte forma: i) diagnóstico das condições atuais, a partir do cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável; ii) aplicação de estratégia capaz de apontar alternativas para melhorar, de forma sustentável, as condições de mobilidade e iii) avaliação da influência da participação de diferentes profissionais nos resultados gerados com a estratégia proposta. O valor global do índice em Anápolis foi igual a 0,419, em uma escala que vai de zero a um. A comparação deste valor com o obtido em cidades de referência, como Curitiba (0,754) e Uberlândia (0,714), indica uma diferença expressiva. No entanto, a abordagem parece indicar caminhos para a melhoria da mobilidade, pois permite uma percepção rápida dos pontos avaliados, de forma positiva ou negativa, pelos especialistas consultados. Esta percepção pode estar comprometida, no entanto, pelo pequeno número de questionários respondidos. Além disso, o questionário aparentemente mostrou-se de difícil compreensão por alguns dos profissionais, sobretudo os gestores. Os resultados obtidos sugerem ainda que o cargo, atividade ou profissão do entrevistado podem influenciar na sua visão de planejamento. Neste caso, por exemplo, os especialistas (consultores) externos apresentaram resultados mais otimistas que os gestores locais. Tendo em vista estas diferenças, a avaliação de todas as ações propostas para mudança deve considerar um viés eventual, associado ao perfil ou posição dos entrevistados, especialmente se apenas pequenos grupos são considerados.
Título em inglês
Evaluation and selection of alternatives for the promotion of sustainable urban mobility: the case of Anápolis, Goiás, Brazil
Palavras-chave em inglês
Anápolis
Feasibility of actions
Scenario planning
Sustainable urban mobility
Resumo em inglês
This study aims at the adjustment and application of a strategy to assess and select alternatives for improving the mobility conditions of a city. The approach was tested in the city of Anápolis, Brazil, as follows: i) overview of the current conditions, as given by the Index of Sustainable Urban Mobility; ii) application of a strategy designed to indicate alternatives for the improvement of the mobility conditions in a sustainable way, and iii) evaluation of the influence of the participation of different professionals on the results obtained with the proposed strategy. The overall value of the index in Anápolis was 0.419, in a scale varying from zero to one. The comparison of this value with the results of reference cities, such as Curitiba (0.754) and Uberlândia (0,714), indicates an important difference. However, the approach seems to indicate lines of action for the improvement of mobility, given that it allows a fast identification of positive or negative points raised by the experts. This perception may be misguided, however, due to the relatively small number of filled questionnaires. Also, apparently the questionnaire was not easily understood by some of these professionals, particularly the managers. The results also suggest that the position, activity or professional experience of the interviewee may influence in his/her planning view. In the case studied, for example, the experts (external consultants) offered more optimistic results than local managers. Given the differences, the assessment of any proposed actions for change must consider an eventual bias associated to the profile or position of the respondents, particularly if only small groups are considered.
 
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Data de Publicação
2013-02-14
 
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