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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-04032010-114322
Document
Author
Full name
Felipe Bosco Castilho
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2009
Supervisor
Committee
Ferraz, Antonio Clovis Pinto (President)
Almqvist, Raquel Alves dos Santos
Simões, Fernanda Antonio
Title in Portuguese
Sobre a conspicuidade, legibilidade e retrorrefletividade das placas de sinalização viária
Keywords in Portuguese
Conspicuidade
Legibilidade
Retrorrefletividade
Segurança viária
Sinalização
Abstract in Portuguese
Neste trabalho é analisada a retrorrefletividade (capacidade de um material permitir a visualização e a leitura de informações quando iluminadas pelo farol de um veículo), a conspicuidade (facilidade de chamar a atenção) e a legibilidade (facilidade de leitura de símbolos e palavras impressos) de placas de sinalização vertical de trânsito. A análise da retrorrefletividade foi feita mediante medições em laboratório com os materiais retrorrefletivos mais comumente utilizados na sinalização viária. A conspicuidade e a legibilidade foram analisadas em função do ambiente no qual está inserida a sinalização e o tipo de material retrorrefletivo utilizado. Considerando o fato de que as placas devem ter desempenho satisfatório tanto durante o dia como à noite, a conclusão é que as placas sem material refletivo não são recomendadas. Do ponto de vista estritamente técnico, as placas confeccionadas com materiais de maior retrorrefletividade são as mais indicadas. Cabe observar, no entanto, que os tamanhos das amostras utilizadas na elaboração dos experimentos sobre a conspicuidade e legibilidade não apresentam representatividade estatística em nível de significância adequado; razão pela qual os resultados obtidos devem ser vistos apenas como sinalizadores de tendências.
Title in English
Study about conspicuity, legibility and retroreflectivity in road signs
Keywords in English
Conspicuity
Legibility
Retrorreflectivity
Signing
Traffic safety
Abstract in English
In this dissertation is analyzed the retroreflectivity (ability of a material to allow viewing and reading information when illuminated by the vehicle headlamp), the conspicuity (facility to get attention) and legibility (readability of printed words and symbols) plates in traffic sign. The analysis of retroreflection was made by laboratory measurements with retroreflective material most commonly used in road marking. Conspicuity and legibility were analyzed according to the environment the signal is inserted and the type of retroreflective material used. Considering the fact that the sign must have a satisfactory performance both during day and night, the conclusion is that the signs without reflective material are not recommended. From a strictly technical, the signs that use grater reflective material are the most suitable. It should be noted, however, that the samples sizes used in the experiments on the conspicuity and readability do not have a statistical significance level appropriate, and the results should be viewed only as trends indicators.
 
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FELIPE_CASTILHO.pdf (2.45 Mbytes)
Publishing Date
2010-04-08
 
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