• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-01112008-200521
Documento
Autor
Nome completo
Marcela da Silva Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da (Presidente)
Campos, Vania Barcellos Gouvêa
Macedo, Marcia Helena
Ramos, Rui António Rodrigues
Setti, José Reynaldo Anselmo
Título em português
Um índice de mobilidade urbana sustentável
Palavras-chave em português
Indicadores de mobilidade
Indicadores urbanos
Índice de mobilidade urbana sustentável
Mobilidade urbana sustentável
Planejamento da mobilidade
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivos: identificar os conceitos que estruturam o referencial de mobilidade urbana sustentável, desenvolver uma ferramenta para diagnóstico e monitoração da mobilidade urbana e realizar a sua avaliação a partir de uma aplicação em uma cidade de médio porte. O processo de construção do referencial de mobilidade urbana sustentável, feito a partir de workshops realizados em onze cidades brasileiras através da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C), revelou questões-chave que devem ser consideradas para a implementação do conceito. Ao mesmo tempo, forneceu as bases para a construção da ferramenta denominada de índice de mobilidade urbana sustentável - IMUS. O índice é constituído de uma hierarquia de critérios que agrega nove domínios, trinta e sete temas e oitenta e sete indicadores. Seu sistema de pesos permite identificar a importância relativa de cada critério de forma global e para cada dimensão da sustentabilidade (social, econômica e ambiental). Seu método de agregação permite a compensação entre critérios bons e ruins. O índice apresenta ainda escalas de avaliação para cada indicador, permitindo verificar o desempenho em relação a metas pré-estabelecidas e realizar análises comparativas entre diferentes regiões geográficas. A aplicação do IMUS para a cidade de São Carlos, estado de São Paulo, indicou a viabilidade de sua utilização para a monitoração da mobilidade e avaliação de impactos de políticas públicas em cidades de médio porte, e revelou aspectos importantes sobre as condições de mobilidade no município. O resultado global do IMUS para a cidade alcançou valor em torno de 0,58, considerado médio segundo a escala de avaliação proposta para o índice. A aplicação do índice permitiu identificar fatores críticos e fatores de maior impacto para a melhoria de aspectos globais e setoriais da mobilidade urbana, fornecendo subsídios para a proposição de políticas e estratégias visando melhorar a mobilidade urbana sustentável. A compatibilidade dos resultados obtidos segundo o cálculo dos indicadores e análise expedita feita por um especialista sugere que o IMUS fornece resultados confiáveis para o acompanhamento das condições de mobilidade urbana em cidades e médio e grande porte.
Título em inglês
An index of sustainable urban mobility
Palavras-chave em inglês
Index of sustainable urban mobility
Mobility indicators
Mobility planning
Urban indicators
Urban sustainable mobility
Resumo em inglês
The objectives of this research are: (i) to identify the concepts that shape the sustainable urban mobility framework; (ii) to develop a tool for assessing and monitoring urban mobility conditions; and (iii) to evaluate the proposed tool through an actual application in a medium-sized city. The main elements of the sustainable urban mobility framework were identified in workshops conducted in eleven brazilian cities. The use of a multicriteria decision analysis-constructivist (MCDA-C) approach in the workshops revealed key elements that shall be considered in the concept implementation. In addition, it provided the basic elements for the development of the so-called index of sustainable urban mobility - I_SUM. The index is formed by a hierarchy of criteria with nine domains, thirty-seven themes, and eighty-seven Indicators. The weighting system makes it possible to identify the relative importance of each criterion for the global Index as well as for each sustainability dimension (social, economic, and environmental). Furthermore, the aggregation procedure adopted allows for trade-offs, therefore compensating good and bad performances found among the indicators. The index is also associated with evaluation procedures for each Indicator, which makes it possible to compare index values with predefined goals and to carry out comparative analyses between different geographic regions. The application of I_SUM to São Carlos, a city in the state of São Paulo, has shown the feasibility of its use to monitor local mobility conditions and to evaluate impacts of public policies in medium-sized cities, revealing important mobility aspects in the city. The global I_SUM value for the city was 0.58, what can be considered a reasonable value when compared with the reference values proposed for the index. The use of the index highlighted critical factors and those that have significant impact on the global and certain dimensions of urban mobility. These inputs might be useful for the formulation of policies and strategies aiming at achieving greater sustainable urban mobility. Lastly, the comparison between the value obtained with the index calculation procedures and that estimated by an expert suggests that I_SUM can give reliable estimates of mobility conditions in medium and large-sized cities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_MCOSTA.pdf (9.89 Mbytes)
Data de Publicação
2008-11-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.