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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2009.tde-26052009-170127
Documento
Autor
Nome completo
Anderson Manzoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Schaal, Ricardo Ernesto (Presidente)
Fonseca Junior, Edvaldo Simões da
Françoso, Maria Teresa
Santos, Antonio Moreira dos
Souza, Marcelo Pereira de
Título em português
Análise das emissões veiculares em trajetos urbanos curtos com localização por GPS
Palavras-chave em português
Emissão de CO e HC
Localização por GPS
Motor frio
Trajetos curtos
Resumo em português
Estuda-se o problema da emissão de gases por veículos automotores movidos a gasolina em trajetos curtos ercorridos em cidades pequenas e médias. Nessa situação, o tipo de percurso que ocorre com mais frequência é curto, o que significa circulação de veículos com os motores ainda frios. Sabe-se que esta circunstância constitui a condição menos favorável no que se refere à emissão de gases poluentes. Tecnologias recentes, como GPS e analisadores de gases portáteis, foram usados para se obterem dados fundamentais para o trabalho, como velocidade, tempo, coordenada espacial, aceleração, mensuração da emissão dos poluentes pelo escapamento do veículo e temperatura do motor. Os testes foram feitos com o motor frio e quente para que fosse possível descrever o comportamento da emissão dos gases nas duas condições. Determinou-se experimentalmente a emissão de CO e HC em diversas condições e construiu-se um banco de dados sobre como esses parâmetros interferem na geração desses gases nos percursos estabelecidos, fornecendo uma previsão mais realista. Os resultados pretendem conscientizar os administradores públicos acerca da necessidade de se mensurar a real emissão de poluentes em qualquer cidade, pois o número reduzido de automóveis não significa diretamente a inexistência de problemas com a poluição. Especialmente no caso das cidades pequenas e médias, esse resultado pode subsidiar uma política preventiva, para que não se alcancem os níveis catastróficos que hoje são encontrados nas grandes cidades.
Título em inglês
Vehicle emission analysis in urban short distances with GPS localization
Palavras-chave em inglês
CO and HC emission
Cold engine
GPS localization
Short distances
Resumo em inglês
This work studies the problem of gas emission by automotive petrol moved vehicles in short distances travelled in small and medium towns. In this situation, most distances are short. It means that vehicle circulates commonly with still cold engine, what is known to be the least favorable condition concerned to pollutant gas emission. Recent technologies like GPS and portable gas analyzers were used to obtain fundamental data, like speed, time, spacial coordinate, acceleration, pollutant emission by vehicle leakage and engine temperature. The tests were made with cold and hot engine, so that it would be possible to describe the gas emission behavior in both conditions. CO and HC emission were determined experimentally in several conditions and a data base was built after how these parameters interfere in the gas emission in the established routes, providing a more realistic view. These data can help public administrators to think about the need to measure the real pollutants emission in any town, because the reduced number of automobiles isn't directly related to the inexistence of pollution problems. Specially related to short and medium towns, this result may supply preventive politics, so that the catastrophic levels found in big cities nowadays won't be held.
 
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Manzoli.pdf (16.40 Mbytes)
Data de Publicação
2009-06-02
 
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