• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2009.tde-26052009-170127
Document
Auteur
Nom complet
Anderson Manzoli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2009
Directeur
Jury
Schaal, Ricardo Ernesto (Président)
Fonseca Junior, Edvaldo Simões da
Françoso, Maria Teresa
Santos, Antonio Moreira dos
Souza, Marcelo Pereira de
Titre en portugais
Análise das emissões veiculares em trajetos urbanos curtos com localização por GPS
Mots-clés en portugais
Emissão de CO e HC
Localização por GPS
Motor frio
Trajetos curtos
Resumé en portugais
Estuda-se o problema da emissão de gases por veículos automotores movidos a gasolina em trajetos curtos ercorridos em cidades pequenas e médias. Nessa situação, o tipo de percurso que ocorre com mais frequência é curto, o que significa circulação de veículos com os motores ainda frios. Sabe-se que esta circunstância constitui a condição menos favorável no que se refere à emissão de gases poluentes. Tecnologias recentes, como GPS e analisadores de gases portáteis, foram usados para se obterem dados fundamentais para o trabalho, como velocidade, tempo, coordenada espacial, aceleração, mensuração da emissão dos poluentes pelo escapamento do veículo e temperatura do motor. Os testes foram feitos com o motor frio e quente para que fosse possível descrever o comportamento da emissão dos gases nas duas condições. Determinou-se experimentalmente a emissão de CO e HC em diversas condições e construiu-se um banco de dados sobre como esses parâmetros interferem na geração desses gases nos percursos estabelecidos, fornecendo uma previsão mais realista. Os resultados pretendem conscientizar os administradores públicos acerca da necessidade de se mensurar a real emissão de poluentes em qualquer cidade, pois o número reduzido de automóveis não significa diretamente a inexistência de problemas com a poluição. Especialmente no caso das cidades pequenas e médias, esse resultado pode subsidiar uma política preventiva, para que não se alcancem os níveis catastróficos que hoje são encontrados nas grandes cidades.
Titre en anglais
Vehicle emission analysis in urban short distances with GPS localization
Mots-clés en anglais
CO and HC emission
Cold engine
GPS localization
Short distances
Resumé en anglais
This work studies the problem of gas emission by automotive petrol moved vehicles in short distances travelled in small and medium towns. In this situation, most distances are short. It means that vehicle circulates commonly with still cold engine, what is known to be the least favorable condition concerned to pollutant gas emission. Recent technologies like GPS and portable gas analyzers were used to obtain fundamental data, like speed, time, spacial coordinate, acceleration, pollutant emission by vehicle leakage and engine temperature. The tests were made with cold and hot engine, so that it would be possible to describe the gas emission behavior in both conditions. CO and HC emission were determined experimentally in several conditions and a data base was built after how these parameters interfere in the gas emission in the established routes, providing a more realistic view. These data can help public administrators to think about the need to measure the real pollutants emission in any town, because the reduced number of automobiles isn't directly related to the inexistence of pollution problems. Specially related to short and medium towns, this result may supply preventive politics, so that the catastrophic levels found in big cities nowadays won't be held.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Manzoli.pdf (16.40 Mbytes)
Date de Publication
2009-06-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.