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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2014.tde-10102014-172418
Documento
Autor
Nombre completo
Patrícia Theodorovski Garbin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2014
Director
Tribunal
Fernandes Júnior, José Leomar (Presidente)
Furlan, Ana Paula
Queiroz, Rudney da Conceição
Título en portugués
Quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos através do programa Trucksim
Palabras clave en portugués
Cargas dinâmicas
Irregularidade longitudinal
Pavimentos
Rodovias
TruckSim
Resumen en portugués
O desenvolvimento de novas técnicas de dimensionamento, construção e gerência de pavimentos requer o conhecimento dos efeitos dinâmicos da interação veículo-via, que dependem da irregularidade longitudinal do pavimento e de fatores associados ao veículo, como o espaçamento entre eixos, a velocidade de operação, caraterísticas de suspensão, a pressão de enchimento dos pneus e o tipo de rodagem dos eixos traseiros (rodagem dupla ou simples). Esta pesquisa tem por objetivo principal a quantificação das solicitações dinâmicas de veículos rodoviários de carga sobre os pavimentos, mediante utilização do programa computacional TruckSim e visa a quantificação dos efeitos dos fatores carga por eixo, tipo de veículo, velocidade dos veículos e irregularidade longitudinal sobre o desempenho dos pavimentos. Os resultados mostram que os efeitos dinâmicos, particularmente quando os pavimentos estão em condição ruim (IRI superior a 4), têm potencial de intensificar as forças atuantes na via em até 280%, considerando-se um excesso de carga de 7,5%, que é a tolerância estabelecida pela legislação brasileira, e que, de uma maneira global, podem reduzir a vida em serviço de um pavimento em até 87%.
Título en inglés
Quantifying the dynamic stresses of road freight vehicles on the pavements, by using the computer program TruckSim
Palabras clave en inglés
Dynamic loads
Highways
Pavements
Roughness
TruckSim
Resumen en inglés
The development of new techniques for design, construction and management of pavements requires the knowledge of the dynamic effects associated to vehicle-track interactions, which depends on the pavement roughness and vehicle characteristics, such as the spacing between axles, the operational speed, characteristics of suspension, the tire inflation pressure and wheel type of rear axle (dual or single). The main goal of this research is quantifying the dynamic stresses of road freight vehicles on the pavements, by using the computer program TruckSim, and aims to quantify the effects of the factors: axle load, vehicle type, vehicle speed and longitudinal roughness on the pavement performance. The results show that the dynamic effects, particularly when the pavements are in poor condition (IRI greater than 4), have the potential to intensify the forces acting on the road up to 280%, considering an overload of 7.5%, which is the tolerance established by Brazilian law, and that in global effects it can reduce the service-life of a pavement up to 87%.
 
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patriciagarbin.pdf (2.12 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-10-30
 
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