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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-06022009-135824
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Giácomo Pupim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Azael Rangel (Presidente)
Falcoski, Luiz Antonio Nigro
Feldman, Sarah
Título em português
Cidade e território do oeste paulista: mobilidade e modernidade nos processos de construção e re-configuração do urbano
Palavras-chave em português
Cidade e território
Oeste paulista
Planejamento territorial urbano
Processos de urbanização
Resumo em português
Estuda os processos de construção e re-configuração da cidade e do território do Oeste paulista, compreendido geográfica e historicamente como a porção do estado de São Paulo praticamente despovoada até 1900. Estabelece dois períodos significativos para o entendimento do processo de urbanização ao longo do século XX, relacionando as mudanças na configuração física aos momentos de ruptura na maneira de pensar a cidade e o território, numa opção conceitual que articula os termos processo e projeto. No primeiro momento, a construção do território e da rede de cidades, descendente de um processo de racionalização econômica do território produtivo, aliando as redes de mobilidade (ferrovias) e o mercado de solos, rebateu a sua estratégia de desenho para a organização da cidade, a qual se superpunham modelos urbanísticos europeus pela ação dos engenheiros-urbanistas. Numa outra ocasião, a re-configuração do território encontrou motivações no desígnio da integração nacional, na ideologia do planejamento e no incremento da industrialização paulista, que promoveram a instalação da matriz rodoviária de mobilidade, o crescimento da urbanização do estado, e a re-modelação da forma e da paisagem da cidade do Oeste paulista paralelamente à atuação do planejamento urbano. A observação do objeto frente às questões contemporâneas sugere um quadro urbano resultante dos desdobramentos dos dois períodos superpostos às novas territorialidades e às novas formas de urbanização da era das tecnologias de informação e comunicação e do capitalismo avançado.
Título em inglês
City and west Sao Paulo state territory: mobility and modernity in the process of urban construction and re-configuration
Palavras-chave em inglês
City and territory
Territorial urban planning
Urbanization process
West of Sao Paulo state
Resumo em inglês
This study focus on the processes of construction and re-configuration of the west São Paulo State territory and city, geographically and historically defined as the portion of São Paulo State practically uninhabited until 1900. It establishes two significant periods for understanding the urbanization process along the XX century, linking the physical configuration to the moments of rupture in the manner of thinking the city and the territory, in a conceptual option which articulates the terms process and design. First, the construction of the territory and the cities net, descending from an economic rationalization process of the productive territory, along with the mobility nets (railways) and the land market, reflected its design strategy upon the city organization, where European urban models were superposed by urban engineers. In another occasion, the territory reconfiguration met motivation in national integration, planning ideology, and the region industrialization progress, which promoted the highway system installation, the state urban growth, and the remodeling of the shape and landscape, along with urban planning. The observation of the object facing contemporaneous issues suggests an urban panel resulting from the unfolding of the two periods superposed on the new territoriality and on new ways of urbanization in the information technology, communication and advanced capitalism age.
 
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Data de Publicação
2009-02-10
 
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