• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2010.tde-05012011-152301
Documento
Autor
Nome completo
Heverson Akira Tamashiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bortolucci, Maria Ângela Pereira de Castro e Silva (Presidente)
Braga, Gisele Pinna
Castral, Paulo Cesar
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Sperling, David Moreno
Título em português
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
Palavras-chave em português
Conhecimento técnico-construtivo
Desenho técnico arquitetônico
Ensino de desenho
Projeto de arquitetura
Resumo em português
O trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto.
Título em inglês
Technical-constructive knowledge and architectural drawing: possibilities for didactic innovation
Palavras-chave em inglês
Architectural project
Teaching of drawing
Technical - constructive knowledge
Technical architectural drawing
Resumo em inglês
The present work analyses how architecture students and former graduates have appropriated technical drawing techniques in order to carry out architectural projects. Inexpressive and poorly communicative drawings are shown as a result of deficiencies in teaching some disciplines, such as basic projective geometry, conventions and particularities of technical and architectonical drawing. This study reveals a lack of technical-constructive knowledge in civil construction. It also proves that poor mastery of this type of knowledge, so fundamental for the exercise of the architect's profession, compromises proper performance. We propose reflection and revision of existing paradigms, as well as some new didactic approaches to enhance the quality of the drawing teaching process in architecture and urbanism programs and, in consequence, offer better professional training to architects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.