• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-05012011-142656
Document
Auteur
Nom complet
Graziele Lautenschlaeger
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Pratschke, Anja (Président)
Cabral Filho, José dos Santos
Lopes, Ruy Sardinha
Titre en portugais
Arte programmata: entre acidente e controle
Mots-clés en portugais
Acidente e controle
Arte contemporânea
Arte eletrônica
Cibernética de segunda ordem
Cultura digital
Processo de design
Resumé en portugais
Os processos de produção de arte eletrônica contemporânea (pós-anos 1990) são discutidos sob a ótica da cibernética de segunda ordem, cujos princípios consideram o observador durante a observação dos sistemas, analisando como circular a relação entre observador e observado. A metodologia empregada baseia-se na Teoria Fundamentada nos Dados, cujo argumento emerge do entrecruzamento do arcabouço teórico sobre o assunto com as informações coletadas através de observações, conversas e entrevistas. A análise se desenvolve em três capítulos, todos atravessados pela exploração das relações entre acidente e controle no campo da arte eletrônica. No primeiro capítulo levamos em consideração os aspectos conceituais e estruturais da produção artística em questão. No segundo, exploramos as relações que se tecem entre agentes criativos durante o processo, observando tal produção enquanto sistema social pautado em conversações. No terceiro, vislumbramos a experiência criativa coletiva enquanto possibilidade de construção de espaços de conhecimento, e arriscamos uma auto-crítica sobre o que apreendemos sobre o processo de produção da arte eletrônica. Nossas considerações finais trazem nossa apreensão para as relações entre a arte eletrônica e a arquitetura, apontado para o caráter utópico de nossos argumentos.
Titre en anglais
Programmata art : between accident and control
Mots-clés en anglais
Accident and control
Contemporary art
Design process
Digital culture
Media art
Second-order cybernetics
Resumé en anglais
The production processes on contemporary media art (post-1990's) are discussed through the second order cybernetics perspective, whose principles study the observer and observed as a circular motion. The research methodology is based on the Grounded Theory. The argument emerges by blending together the theoretical framework on the subject with the information collected through observations, conversations and interviews. The analysis is developed in three chapters, all interrelated exploring the relationships between accident and control in the media art field. In the first chapter the conceptual structure of this artistic production is analyzed. In the second chapter, we explore the relationships that emerge between creative agents during the process, observing such production as a social system being ruled by conversation. In the third chapter, picturing the collective creative experience as means to the construction of knowledge spaces, we apply to the architectural field what we learned about the production process of media art. Our final conclusions bring our perception to the relations between media art and architecture leading to the utopian character of our arguments.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-01-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.