• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-29012009-081805
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Carlos Hilsdorf Cury
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Cunha, Claudio Barbieri da
Fávero, Patrícia Belfiore
Guerrini, Fábio Müller
Kuri, Nidia Pavan
Titre en portugais
Uma análise holística do perfil pedagógico de docentes e suas estratégias de ensino e relacionamento: uma aplicação no ensino de engenharia de produção
Mots-clés en portugais
Ensino superior
Estilos de aprendizagem
Perfil pedagógico
Resumé en portugais
Apoiando-se nas proposições dos teóricos e pensadores clássicos da educação e nas três principais abordagens do ensino que são: Teoria Inatista, Teoria Interacionista e Teoria Cognitivista e ainda no construto dos estilos de aprendizagem humanas; o presente estudo tem como objetivos: determinar o perfil pedagógico dos docentes das disciplinas do curso de engenharia de produção da FEI-SP, através de um roteiro balizado nos teóricos da educação, seguindo as três abordagens do ensino. Este roteiro construído pelo autor, serviu de base para verificar qual linha de pensamento teórico é adotada pelo docente, verificação esta feita durante a realização das aulas em sala ou laboratórios. Complementa-se esta verificação através de um questionário dirigido aos alunos, construído também pelo autor, e tendo como base em um modelo de avaliação institucional desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). A finalidade deste questionário é captar a percepção do aluno consoante uma, amostra representativa, a respeito da capacitação do docente em sala de aula. Compararam-se o perfil pedagógico obtido de cada docente com o seu estilo de aprendizagem, fornecido pelo inventário de Kolb (Learning Style Inventory- LSI). Os resultados das percepções dos alunos sobre, os docentes pesquisados, têm um caráter complementar para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser entendido de uma forma sistêmica. Obteve-se o perfil pedagógico e os estilos de cada um dos docentes do universo de 20 pesquisados, e ainda uma avaliação junto a uma amostra representativa de 278 alunos pesquisados em um universo de 906 alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP). Espera-se que através deste estudo haja uma conscientização dos docentes pesquisados para um engajamento institucional que leve à proposição de melhorias em sala de aula e possíveis mudanças curriculares através de critérios pré-estabelecidos.
Titre en anglais
A holistic analysis of the profile of teachers and educational strategies for teaching and relationships: an application in teaching of engineering production
Mots-clés en anglais
Educational profile
Higher education
Learning styles
Resumé en anglais
Relying on theoretical propositions and thinkers of classical education and the three main approaches to education which are: theory inactive, theory and interactionist theory cognitive and in the construct of the learning styles of humanities, the study aims to: determine the profile teaching of teachers of the engineering disciplines of the course of production the FEI, Sao Paulo, through a roadmap balizado in theoretical education, following the three approaches to teaching. This road map constructed by the author, served as a basis to see what line of theoretical thinking is adopted by teachers, check this place during the conduct of lessons in the classroom or laboratories. It complements it was checking through a questionnaire distributed to students, also built by the author, and based on a model of institutional assessment developed by the Faculty of Education at UNICAMP, Brazil. The purpose of this questionnaire is to raise the perception of the student as one representative sample, about the training of teachers in the classroom. Compared with the educational profile obtained from each teacher with their style of learning, provided by the inventory of Kolb (Learning Style Inventory-LSI). The results of students' perceptions about the teachers surveyed have a complementary character so that the teaching-learning process can be understood in a systemic way. It was obtained the educational profile and the styles of each of the teachers surveyed, 20 of the universe, and even an assessment with a representative sample of 278 students surveyed in a universe of 906 students on the course in Production Engineering from the FEI, Sao Paulo. It is hoped that through this study there is an awareness of teachers surveyed for an institutional commitment to the proposition that leads to improvements in the classroom and curriculum changes possible through pre-established criteria.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-02-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.