• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2011.tde-25042011-115537
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Maria dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Presidente)
Lima, Valéria Sperduti
Nagano, Marcelo Seido
Ribeiro, Evandro Marcos Saidel
Viana, Adriana Backx Noronha
Título em português
Arquitetura de orientação para avaliação de programas de educação a distância: desenvolvimento, implementação e análise
Palavras-chave em português
Assessment
Confiabilidade
Educação a distância
Instrumento de avaliação
Validade
Resumo em português
Com a expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil, nos últimos anos, avaliações são fundamentais para mensurar o seu desempenho. Contudo, a qualidade é muitas vezes questionada e possivelmente uma das causas é a falta de confiabilidade e validade dos instrumentos utilizados. Desta forma, o objetivo deste estudo foi criar uma arquitetura de orientação para a construção de instrumentos de avaliação de Programas de Educação a Distância com evidências de confiabilidade e validade. A investigação é uma pesquisa descritiva e explicativa, que congrega os enfoques qualitativo e quantitativo e é sustentada por um arcabouço teórico e metodológico. Além disso, parte do pressuposto de um sistema integrado, cuja natureza cíclica do método confere dinamicidade e flexibilidade, sobretudo em ações que lastreiam qualidade ao produto final. Para isso, propõe-se um conjunto de elementos que podem ser utilizados como referência para a construção de diferentes instrumentos de avaliação. A partir da arquitetura de orientação desenvolvida criou-se um plano de assessment, o qual foi aplicado em um caso específico. Os resultados demonstram que a arquitetura é viável e tem capacidade de atender diferentes modelos e contextos de EaD, de forma que qualquer tipo de Instituição de Ensino pode utilizá-la para a construção de seus instrumentos avaliativos (assessment) de Educação a Distância. Conclui-se, portanto, que a arquitetura de orientação integra componentes de confiabilidade e validade, o que assegura uma tomada de decisão segura e precisa.
Título em inglês
Architecture guidance for program assessment in distance education: development, implementation and analysis
Palavras-chave em inglês
Assessment tools
Distance education
Evaluation
Reliability
Validity
Resumo em inglês
With the expansion of Distance Education (DE) in Brazil in recent years, assessments are crucial to measure its performance. However, its quality has been frequently questioned and one of the reasons may be the lack of reliability and validity in the tools used for it. Therefore, the objective of this study was to create an architecture to guide the construction of assessment tools for Distance Education Programs, with evidences of reliability and validity. The investigation is a descriptive and explanatory research, which brings together the qualitative and quantitative approaches and is underpinned by a theoretical and methodological framework. Moreover, it is based on an integrated system whose methods cyclical nature allows dynamicity and flexibility, mainly in actions that assure quality to the final product. Hence, it proposes a a set of elements that can be used as reference for the construction of different assessment instruments. From the architectural guidance designed to create an assessment plan, which was applied in a particular case. The results show that the architecture is feasible and has the capacity to suit different contexts and models of distance education, so that any type of Education Institution can use it for building their evaluative instruments (assessment) of Distance Education. Therefore, it is concluded that the Architecture Guidance integrates components of reliability and validity, which assure a precise and trustworthy decision taking.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-04-27
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., and Santos, E.M. [10] Analysis of the Methods and Research Topics in a Sample of the Brazilian Distance Education Publications, 1992-2007. The American Journal of Distance Education, 2010, vol. 24, p. 119-134.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção - Qualis B5 (educação). Paidéi@ (Santos) [online], 2009, vol. 2, p. 1-28. Dispon?vel em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=issue&op=current.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Responsabilidade sócioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenharia - Qualis B5. Ambiência (UNICENTRO), 2008, vol. 4, p. 419-434.
  • Santos, E.M., OLIVEIRA NETO, J. D., e Cazarini, E.W. [09] Perfil da Tecnologia de Informação: um diagnóstico da pequena indústria de Guarapuava/PR - Qualis C. Revista Ciências Exatas e Naturais , 2007, vol. 9, p. 87-113.
  • Araujo, E.M., et al. [05] Design Instrucional: Um Estudo Baseado no Modelo ILDF- Integrative Learning Design Framework na Aprendizagem Online. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Design instrucional de uma disciplina semipresencial de pós-graduação em engenharia de produção: uma proposta baseada na taxionomia de Bloom. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Qualidade em EaD: uma análise sob a perspectivade seus estudantes. In Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 2011. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2011.
  • Araujo, E.M., Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Proposta de uma metodologia para avaliação de objetos de aprendizagem em curso de graduação em Engenharia. In XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, Curitiba, 2007. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE., 2007.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., e Santos, E.M. [07] Análise das características metodológicas de uma amostra da produção cientifica brasileira na área de EAD, 1992 a 2007. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a., 2008.
  • Santos, E.M., et al. [10] Evasão na educação a distância:identificando causas e propondo estratégias de prevenção. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Educação a distância no Brasil : Evolução da produção científica - 2-5 Set 2007. In 13º CIED - CONGRESSO INTERNACIONACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Curitiba, 2007. 13º CIED - CONGRESSO INTERNACIONACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA., 2007.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Produção Científica em Energia: o retrato brasileiro - Qualis A Nac - 5-7 Nov 2007. In ENEGEP- Qualis Nacional A, Foz do Iguaçu, 2007. ENEGEP 2007., 2007. Resumo.
  • Melli, N.C.A., et al. [08] Uma investigação sobre o papel do tutor local e sua visão frente à educação a distância em uma instituição de ensino superior. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • Nascimento, E. V., et al. [04] Princípios heurísticos na avaliação do LMS Moodle no ensino de Engenharia de Produção: um estudo de caso. In XIV Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, 2007. XIV Simpósio de Engenharia de Produção., 2007.
  • Santos, E.M., et al. [04] A percepção dos estudantes de engenharia de produção sobre o desenvolvimento de competências e habilidades à luz do ENADE. In X International Conference on Engineering and Technology Education, Santos, 2008. X International Conference on Engineering and Technology Education., 2008.
  • Santos, E.M., et al. [04] Responsabilidade Social das Empresas - Avisão evolutiva dos acadêmicos de Engenharia. In COBENGE, Passo. COBENGE 2006., 2006.
  • Santos, E.M., et al. [06] A contribuição do fórum de discussão como comunidade de aprendizagem em engenharia de produção. In X International Conference on Engineering and Technology Education, Santos, 2008. : X International Conference on Engineering and Technology Education., 2008.
  • Santos, E.M., et al. [06] Estratégias de Aprendizagem para a EAD: Utilizando o Fórum de Discussão Sob a Perspectiva dos Estilos Cognitivos. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Santos, E.M., et al. [06] Proposta de Elaboração de Estratégias de Aprendizagem a partir do Fórum de Discussão. In I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/ANPAD, Recife, 2007. I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/ANPAD., 2007.
  • Santos, E.M., et al. [10] Avaliação de cursos online: uma análise sob a perspectiva do design instrucional. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Arquitetura de Orientação para avaliação de EaD: desenvolvendo instrumentos com evidências de confiabilidade e validade. In Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 2011. 7º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2011.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] Ensino de Engenharia de Produção: estado da arte. In 2º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, Ponta Grossa. 2º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais., 2006.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] The perception of Production Engineering students regarding the social and environmental responsibility of Brazilian companies: implementation proposal. In IV GCSM - Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, São Carlos, 2006. Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering., 2006. Resumo.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Inovação Científica no Brasil: uma análise de indicadores de produção. In 2º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, Ponta Grossa. 2º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais., 2006.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Redes Sociais: recorte analítico sobre comunidade de aprendizagem virtual. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
  • Zander,V.T., Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] Concepções sobre a natureza do trabalho e do homem e o meio-ambiente. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
  • Zander,V.T., Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [09] Diagnóstico das Ferramentas de Gestão da Tecnologia em uma Rede de Supermercados. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
  • Ziviani, N., et al. [08] Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Resumo. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] Gestão da Qualidade em Ambientes Acadêmicos: Estratégias para a melhoria contínua. In XIII SIMPEP, Bauru, 2006. XIII SIMPEP., 2006. Resumo.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Produção mais Limpa: elementos para discussão e análise. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.