• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2004.tde-24112004-073829
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Luiz Tonissi Migliato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Araujo Filho, Targino de
Título em português
Planejamento estratégico situacional aplicado à pequena empresa : estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP
Palavras-chave em português
especificidades da pequena empresa
estratégia
planejamento estratégico
planejamento estratégico situacional
Resumo em português
Este trabalho teve por objetivo aprimorar a adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas, introduzindo alguns conceitos e elementos do planejamento estratégico situacional (PES). Foi apresentada uma revisão bibliográfica sobre metodologias de planejamento estratégico, especificidades das pequenas empresas e método PES, o que permitiu definir as variáveis da pesquisa. O trabalho de campo foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram estudadas quatro empresas hoteleiras de pequeno porte, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar alguns conceitos e elementos do método PES com potencial para contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas. Na segunda etapa, foi desenvolvido um roteiro de elaboração de planejamento estratégico fundamentado na metodologia de planejamento estratégico empresarial e incrementado com os conceitos do método PES identificados na primeira etapa. O roteiro foi aplicado em um pequeno hotel da região de São Carlos com o objetivo de se avaliar na prática a utilidade desses conceitos. Esta pesquisa constatou que a pequena empresa possui algumas especificidades que influenciam o desenvolvimento de seu processo de elaboração de estratégias. Elas não podem ser ignoradas pelas metodologias de planejamento que se destinem a auxiliá-la nessa atividade. Algumas dessas especificidades referem-se ao modo espontâneo com que seu dirigente formula planos e estratégias. Concluiu-se que o método PES, por apresentar algumas ferramentas que exploram essa forma natural do dirigente elaborar suas estratégias, pôde contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico às pequenas empresas
Título em inglês
Situational strategic planning applied to small enterprises : comparative cases studies in the hotel sector of Brotas-SP
Palavras-chave em inglês
characteristics of small companies
situational strategic planning
strategic
strategic planning
Resumo em inglês
This dissertation presents proposals for the improvement of the adjustment and application of the corporate strategic planning methodology to small enterprises using concepts and elements of the situational strategic planning (SSP). It presents a bibliographical revision on the corporate strategic planning methodologies, specific characteristics of small companies and the SSP method, which defined the variables of the research. The fieldwork was divided into two parts. In the first part, four small hotels located in Brotas and a medium sized business located in Águas de São Pedro were studied. The fieldwork allowed identifying some concepts and elements of the SSP method with potential to contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning methodology to small businesses. In the second part, the elaboration of a strategic planning guideline was formulated based on the corporate strategic planning methodology and incremented with concepts and elements of the SSP method that were identified in the first part. The guideline was applied to a small hotel in the region of São Carlos to evaluate the practical application of these concepts. It was verified that the small business has some specific characteristics that influence the development of its process of strategic elaboration. They can not be ignored by the planning methodologies created to assist them in this activity. Some of these specific characteristics refer to the spontaneous way in the which owner formulates his/her plans and strategies. The conclusion was that, by presenting tools that explore the natural way the owner elaborates his/her strategies, the SSP method can contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning to small businesses
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DissertacaoMigliato.pdf (736.82 Kbytes)
Data de Publicação
2005-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.