• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-23092008-150021
Document
Auteur
Nom complet
Renata Mirella Farina
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Caritá, Edilson Carlos
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
Titre en portugais
Contribuições do ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de competências do engenheiro de produção utilizando o PBL
Mots-clés en portugais
Aprendizagem colaborativa
AVA
Competências
Equipes
PBL
Resumé en portugais
A formação dos engenheiros de produção com competências capazes de se tornarem profissionais adequados para trabalhar em equipes, resolver problemas de forma rápida e colaborativa, em redes e acompanhar as inovações tecnológicas no parque industrial e na administração das empresas, necessidades inerentes ao contexto da sociedade da informação, mostrou-se insuficiente, onde a metodologia tradicional de ensino não tem permitido, de forma adequada, a obtenção desses propósitos. O objetivo desta dissertação é propor a implementação de melhoria no desenvolvimento das competências profissionais no ensino de engenharia de produção com o auxílio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - MOODLE e a metodologia PBL (Problem Based Learning). A metodologia que será utilizada é a pesquisa bibliográfica na utilização do PBL em vários cursos e também a criação de um protótipo com as duas ferramentas para a disciplina Sistema de Informação no curso de graduação de engenharia de produção, com o propósito de possibilitar a validação da proposta na continuidade do trabalho após a defesa da dissertação.
Titre en anglais
Virtual learning environment contributions for the development of the production engineer competencies using the PBL
Mots-clés en anglais
Collaborative learning
Competencies
PBL
Teams
VLE
Resumé en anglais
The traditional teaching method in the production engineer formation is inadequate to promote the development of their necessary competencies. The information society environment requires team working, quickly problems solving in a collaborative network, and keeping up with the technology innovation in the industrial plants and in the organizations management. This dissertation proposes an improvement of the professional competencies development in the production engineering teaching with the aid of a Virtual Learning Environment (VLE) - MOODLE and the PBL methodology (Problem Based Learning). The library searching methodology will be used when applying PBL into various courses. A prototype will also be applied with both tools in the Information System subject matter included in the production engineering graduation course. The purpose is to validate the proposal following the dissertation presentation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-10-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.