• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-20102009-165533
Document
Auteur
Nom complet
Elby Vaz Nascimento
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2009
Directeur
Jury
Oliveira Neto, José Dutra de (Président)
Cazarini, Edson Walmir
Rodello, Ildeberto Aparecido
Titre en portugais
Feedback com qualidade aplicado em um curso a distância de matemática financeira baseado no modelo de design instrucional ILDF online
Mots-clés en portugais
Avaliação formativa
Communal knowledge
Educação a distância
Feedback
ILDF online
Teorias de aprendizagem
Resumé en portugais
A Educação a Distância tem como característica principal a separação temporal e espacial entre professor e aprendiz. Visando a aplicação de um ensino mais individualizado, esta pesquisa permitiu desenvolver um curso online de matemática financeira usando HP-12c, o qual contemplou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um feedback personalizado, tempestivo e com qualidade. O curso foi baseado no modelo de design instrucional ILDF (Integrative Learning Design Framework) online, na avaliação formativa, nas teorias de aprendizagem (behaviourism, cognitivism e socio-constructivism) e no communal knowledge, que defende o fato de que os alunos novos podem aprender com as experiências dos alunos anteriores. O modelo ILDF online contempla três aspectos importantes para a elaboração de cursos a distância: modelo pedagógico, estratégias instrucionais e tecnologias instrucionais. A fim de facilitar a implantação das tecnologias instrucionais selecionadas, o Moodle© foi o ambiente virtual de aprendizagem escolhido. A metodologia utilizada neste estudo foi desenvolvida em duas fases: desenvolvimento e implementação do feedback e avaliação do feedback, na qual foi feito um acompanhamento dos alunos pertencentes à amostra pesquisada (grupo de alunos graduandos, pós-graduandos e profissionais da área financeira) através da coleta dos respectivos dados gerados acerca das atividades disponíveis no ambiente. O feedback também foi avaliado de acordo com as respostas dos alunos em uma entrevista realizada. A Educação a Distância mostrou um potencial significativo para que os cursos online sejam planejados e desenvolvidos de forma a alcançarem o objetivo do processo de ensino-aprendizagem. Para o exemplo utilizado neste estudo, 66% dos estudantes foram ajudados pelo feedback e, entre todos eles, 84% obtiveram evolução na avaliação somativa em relação à avaliação diagnóstica. Segundo os números demonstrados e os depoimentos dos alunos, este trabalho permitiu concluir que a aplicação do feedback demonstrou um grande potencial para a efetivação do aprendizado.
Titre en anglais
Feedback com qualidade aplicado em um curso a distância de matemática financeira baseado no modelo de design instrucional ILDF online
Mots-clés en anglais
Communal knowledge
E-learning
Feedback
Formative assessment
ILDF online
Learning theories
Resumé en anglais
Distance Education has as main feature a temporal and a spatial separation between teacher and learner. Aim to achieve a more individualized education, this research allowed develop an online course of financial math using HP-12c. The course contemplated development, implementation and evaluation of a customized, tempestive and quality feedback. The course was based on instructional design model called ILDF (Integrative Learning Design Framework)online, on formative assessment, on learning theories (behaviourism, cognitivism and socio-constructivism) and on communal knowledge, which believe that the new students maybe learn more with experiences from old students. The ILDF online model covers three important issues to elaborate a distance course: pedagogic model, instructional strategies and instructional technologies. The Moodle© was used as a learning management system to make easier to apply the instructional technologies chosen. The methodology used in this research was developed in two stagies: development and implementation of feedback and evaluation of feedback. On this last stage was done a monitoring of students who were included in the students group used in this research (undergraduate and post-graduate students and financial professionals). The monitoring was done by data collect generated by the activities available on the LMS. The feedback was also evaluated by data collected in interviews with the students. The Distance Education showed an important potential to ensure that the online courses to be planned and developed in the way to achieve the teaching-learning process goal. On the study case shown in this research, 66% of students was supported by feedback and, between all of them, 84% obtained improvement on the somative evaluation in comparison with diagnostic evaluation. In accordance with the result shown and the testimony of students, this research allowed to conclude that the use of feedback showed great potential to ensure that learning can be effective.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ElbyVazNascimento.pdf (3.11 Mbytes)
Date de Publication
2009-10-28
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., e Nascimento, E. V. [08] Intelligent Tutoring System for Distance Education - Qualis B1. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação [online], 2012, vol. 9, p. 109-122. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-17752012000100007&script=sci_arttext.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Design instrucional de uma disciplina semipresencial de pós-graduação em engenharia de produção: uma proposta baseada na taxionomia de Bloom. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • Nascimento, E. V., et al. [04] Princípios heurísticos na avaliação do LMS Moodle no ensino de Engenharia de Produção: um estudo de caso. In XIV Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, 2007. XIV Simpósio de Engenharia de Produção., 2007.
  • Nascimento, E. V., e OLIVEIRA NETO, J. D. [08] Aplicação da Avaliação Formativa Auxiliada por Tecnologia em um Curso Virtual de Matemática Financeira Usando Hp-12c. In XV SIMPEP - Nacional A, Bauru, 2008. XV SIMPEP., 2008.
  • Nascimento, E. V., e OLIVEIRA NETO, J. D. [08] Intelligent Tutoring System for distance Education. In 7o Congresso Internacional de Gestao da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, 2010. 7o Congresso Internacional de Gestao da Tecnologia e Sistemas de Informação., 2010.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., Cornachionne Junior, E., e Nascimento, E. V. [08] Paving the Path for Those Who Come After: Designing Online Instruction to Make the Best Use of Previous Students Experiences in Light of Communal Knowledge. In 2009 - AHRD International Research Conference in the Americas, Arlington, 2009. AHRD International Research Conference in the Americas., 2009. Resumo.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.