• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2009.tde-20082009-130701
Documento
Autor
Nome completo
Cristina Lourenço Ubeda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Santos, Fernando César Almada (Presidente)
Escrivão Filho, Edmundo
Nagano, Marcelo Seido
Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Título em português
A influência das competências individuais na gestão da inovação: uma análise com o uso da triangulação de métodos
Palavras-chave em português
Competências individuais
Gestão de inovação
Integração
Taxonomia
Resumo em português
O propósito desta tese é analisar como as competências individuais interferem na gestão de inovação, em duas empresas com características diferentes. Para tanto, faz-se uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos e os elementos de competência individual e de gestão de inovação para guiar as discussões futuras e a construção da metodologia de pesquisa. Na busca de ampliar a compreensão e a discussão dos principais aspectos da pesquisa através da triangulação de métodos, a análise dos resultados está divida em duas fases. Na primeira fase, qualitativa, destaca-se o estudo de casos em duas empresas com foco em inovação e que estão implementando sistemas estruturados de gestão de competências a fim de compará-los. Na segunda fase, quantitativa, descreve-se a pesquisa survey e a análise estatística uni, bi e multivariada dos dados coletados com a intenção de apresentar um estudo triangular dos principais resultados. Tais resultados permitem concluir a que interferência positiva dos elementos das competências individuais varia de acordo com a integração dos elementos da gestão de inovação praticada pela empresa em questão. Finalmente, como contribuição do estudo é definida uma taxonomia para a integração entre as competências individuais e a gestão de inovação.
Título em inglês
The influence of individuals competences in to innovation management: an analyze with triangular study
Palavras-chave em inglês
Individual competencies
Innovation management
Integration
Taxonomy
Resumo em inglês
The purpose of this research is to analyze the influence of individual competences in innovation management, in two different organizations. Thus a bibliographic review includes the fundamental and the elements of individual competence and innovation management to guide future considerations and methodology construction. In order to enlarge the comprehension and the discussion of the main aspects related to practical investigation using a triangular study, the results analyze is divide in two phases. The first phase, qualitative, presents and compares the study cases in two organizations with innovation goals and a new framework of competences. The second phase, quantitative, points the survey research and statistical analysis to explain the triangular study. In the final section, is presented taxonomy of integration between individual competences and innovation management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-08-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.