• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-20032017-104931
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Antonio Silvestri
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Faria Júnior, Milton
Rentes, Antonio Freitas
Título em português
Desenvolvimento de um modelo para avaliação de sites de comércio eletrônico utilizando a metodologia multicritério de apoio à decisão - MCDA
Palavras-chave em português
Apoio à decisão
Comércio eletrônico
E-commerce
Internet
MCDA
Multicritério
Site
Resumo em português
Em meio às crises, surgem as ameaças e as oportunidades na Rede Mundial de Computadores. A Internet, âncora do Comércio Eletrônico, apresenta estas duas situações implícitas. Um grande acumulo de situações que se tornam ameaçadoras, as quais quando tratadas utilizando um embasamento científico, aprovado experimentalmente; são consideradas favoráveis, transformando-as em uma grande oportunidade de sucesso em uma próspera empresa, participante desse mundo virtual do comércio eletrônico na Internet. Com o intuito de colaborar com esta situação que envolve decisões importantes e estratégicas, grande volume de recursos, cujas soluções têm influência no futuro das organizações, esta dissertação propõe um modelo de avaliação para empresas de comércio eletrônico, visando sua melhoria contínua, através da aplicação recursiva desta avaliação. Tal modelo informado pelos juízos de valores daqueles responsáveis pelo site, objetiva identificar as limitações e potencialidades da empresa, diante dos cenários ameaçadores e oportunistas que se apresentam no momento de sua aplicação. Para a construção do modelo, foi eleita a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA, fundamentada cientificamente e com comprovada eficiência em aplicações práticas, considerada a mais adequada, por sua capacidade de gerar conhecimento aos participantes, através de um processo construtivista, e por sua capacidade de integrar tanto elementos objetivos quanto subjetivos. A partir da aplicação do modelo, será observado o perfil de desempenho de um site de comércio eletrônico mediante as ameaças e oportunidades existentes, sendo possível elaborar as recomendações e análises das ações, objetivando a melhoria da empresa de forma progressiva e contínua, servindo de referencial para aplicações futuras.
Título em inglês
Development of a model for the evaluation of e-commerce sites using the Multicriteria Decision Aid methodology - MCDA
Palavras-chave em inglês
Decision aid
E-commerce
Electronic commerce
Internet
MCDA
Multicriteria
Multicriterion
Site
Resumo em inglês
During times of crises, threats and opportunities will certainly arise in the computer World Wide Web. The Internet, an e-commerce anchor, presents both aforementioned situations. Many of these situations may become threatening, however, when treated by means of an experimentally proven scientific process, they can be changed into great opportunities for a company which participates in the Internet e-commerce virtual world. This situation involves important and strategic decisions, and a great amount of resources, which can lead to solutions that will have a great influence in the future of the organizations. In this way, this thesis proposes an evaluation model for e-commerce companies seeking continuous improvement by the recursive application of it. This evaluation model, that requires information provided by the site management, has as a goal to identify the company limitations and potentialities, in the presence of the threatening and opportunistic scenario existing at the moment of its application. For the development of the evaluation model, the MCDA - Multicriteria Decision Aid has been selected, as it is regarded as a scientifically well-founded methodology. Having its efficiency proven by practical applications, this methodology has been considered the most appropriate, because it generates knowledge to the participants, through a constructive process and for its capability of integrating both objective and subjective elements. Through the application of this model, the performance profile of the e-commerce sites will be observed, in face of the existing threats and opportunities. Thus, it becomes possible to elaborate the recommendations and analyses of actions to be taken, in order to improve the enterprise in a progressive and continuous way. Furthermore, this research can be used as a reference for future applications.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-03-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.