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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-19042016-135818
Documento
Autor
Nombre completo
Karina Kühl de Lima
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Santos, Fernando César Almada
Silva, Sérgio Luis da
Título en portugués
Sistemas de apoio à gestão do conhecimento em redes de pesquisa: o caso Instituto Fábrica do Milênio
Palabras clave en portugués
Gestão do conhecimento
Grupos de pesquisa
Portais corporativos
Redes de pesquisa
Sistemas de informação
Resumen en portugués
A gestão do conhecimento (GC) é fundamental em grupos de pesquisa, pois as atividades dos grupos são diretamente relacionadas com a criação contínua do conhecimento. Para auxiliar e apoiar a GC podem ser implantados sistemas computacionais em que as informações são organizadas e sistematizadas de forma a serem facilmente recuperadas e reutilizadas, apoiando a criação, registro e difusão de conhecimentos. Apesar da importância da GC em organizações de pesquisa, há poucos estudos sobre a implantação de sistemas nessas organizações. A maioria das experiências é relatada em empresas de manufatura e serviços. O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência de implantação de um sistema de apoio à GC em uma rede de pesquisas no âmbito nacional, denominada Instituto Fábrica do Milênio. Ela reúne pesquisadores de diferentes áreas ligadas à manufatura. Para atingir esse objetivo fez-se a descrição da implantação do sistema, o levantamento das práticas de GC e dos mecanismos de comunicação nos grupos de pesquisa que constituem a rede. O método empregado foi uma combinação de pesquisa de campo do tipo participante-observador, na descrição da implantação, e entrevista em profundidade, na identificação das práticas e desafios de cada grupo. Como resultado, o trabalho confirma a importância dos sistemas de apoio à GC para melhoria da eficiência das redes de pesquisa, apresenta diretrizes e cuidados que precisam ser tomados na implantação e aponta para necessidades futuras de pesquisa na área. O trabalho inclui também uma lista das melhores práticas de GC observadas na rede estudada.
Título en inglés
Knowledge management systems on research networks: Institute Factory of Millennium case
Palabras clave en inglés
Corporate portals
Information systems
Knowledge management
Research groups
Research networks
Resumen en inglés
Knowledge management (KM) is fundamental for research groups, since its activities are directed related with the continuous knowledge creation. Information systems can be applied to support KM, where information is organized and systemized in order to facilitate recovering and reuse. Although KM is essential for research organizations, there are few studies that contemplate systems application on these organizations, the majority of which relate to manufacturing and servicing companies. This work's objective is to describe the implantation of a knowledge management system in a nationally extended research network called Institute Factory of Millennium (IFM). It joins researchers from different areas related to manufacturing. To reach this objective, this work describes the system's implantation, the identification of KM practices and the communication mechanisms used in the research groups that arrange the net. The adopted methods are a field research participant-observation to describe the implantation, and interviews to identify the practices and challenges on each group. The results confirm the knowledge management system's importance for improvement of the research nets' eficiency, show directions and pitfalls during the implantation, and point out future necessities on this research area. This work also indicates a KM best practices list observed in the studied network.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-04-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • LIMA, Karina Kühl de, and Amaral, Daniel Capaldo. Práticas de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa da rede Instituto Fábrica do Milênio [doi:10.1590/S0104-530X2008000200007]. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) [online], 2008, vol. 15, p. 291-305.
  • AGUIAR, Diego Moretti Xavier de, LIMA, Karina Kühl de, e AMARAL, D. C. Critérios para avaliação de sistemas de apoio à gestão do conhecimento. In 5º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, Curitiba, 2005. Anais....Curitiba : CEFET/PR, 2005.
  • LIMA, Karina Kühl de, e AMARAL, D. C. Desafios na implantação de sistemas de apoio à gestão do conhecimento. In 4º Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva & Gestão do Conhecimento, São Paulo, 2003. Anais....São Paulo : SBGC, 2003.
  • REAME JUNIOR, Euclides, et al. Avaliação da maturidade com o modelo PDPNet: experiência no setor de bens de capital. In CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 6., Belo Horizonte, 2007. Anais....Belo Horizonte : UFMG e UEMG, 2007.
  • ROZENFELD, Henrique, et al. Comunidades de prática em desenvolvimento de produtos. In Daniel Capaldo Amaral. Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos. Organizador. Jaboticabal : Novos Talentos, 2005{Volume}. cap. 3, p. 339-347.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-19042016-135818/
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