• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2009.tde-14072009-081124
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Sayuri Kurumoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Escrivão Filho, Edmundo
Silva, Sérgio Luis da
Título em português
A integração entre tecnologia e produto nas empresas de base tecnológica de São Carlos
Palavras-chave em português
Processo de desenvolvimento de produto e tecnologia
Tecnologia
Resumo em português
Inovar não significa apenas dominar uma tecnologia, gerando protótipos e patentes. Precisa-se ir além, introduzir produtos no mercado que façam uso da tecnologia desenvolvida. Um dos desafios, portanto, é garantir a integração entre as tecnologias e o produto desenvolvido, minimizando riscos e maximizando resultados. Os modelos teóricos para descrever a integração apresentam deficiências, discutidas neste trabalho, e há poucos relatos sobre a situação de empresas brasileiras quanto à prática. A revisão bibliográfica, combinada com um estudo de caso, possibilitou a delimitação e descrição dos elementos envolvidos no fenômeno integração tecnologia-produto. Permitiu também identificar dois componentes como fundamentais, denominados de estratégia de sincronização tecnológica e a estratégia de desenvolvimento da inovação. A pesquisa tem por objetivo caracterizar e analisar as estratégias de desenvolvimento da inovação e sincronização tecnológica no contexto dos projetos de produtos inovadores das empresas de base tecnológica filiadas ao Parque Tecnológico de São Carlos. O levantamento (survey) verificou 24 projetos de sucesso, um para cada empresa que participa ou participou do ParqTec, de um total de 35 empresas que projetaram produtos envolvendo hardware e software. As empresas adotam predominantemente a sincronização simultânea e o desenvolvimento da tecnologia origina-se da necessidade de um produto desejado pelo mercado (estratégia top-down). O resultado indica que a grande maioria das empresas não diferencia tecnologia de produto e, portanto, não realiza uma gestão diferenciada e integrada de ambos, o que, segundo a literatura, pode levar a desperdícios de tempo e maior risco na inovação. O trabalho aponta possíveis causas e temas para pesquisas futuras.
Título em inglês
Product and technology integration in technology-based firms in São Carlos
Palavras-chave em inglês
Technology
Technology and product development process
Resumo em inglês
Innovation not only master a technology, generating prototypes and patents. We need to go beyond, to introduce products to market that make use of the technology developed. One of the challenges therefore is to ensure the integration of technology and product development in order to minimize risks and maximize the outcome. The theoretical model presents problems of integration, discussed in this work, and there are few reports on the status of national companies in practice. The literature review, combined with a case study, demonstrate the elements involved in technology-product integration phenomenon. It also identified as two key components, called the synchronization strategy and innovation strategy. The research aims to characterize and analyze the innovation and synchronization strategies in the context of innovative product designs of technology-based firms affiliated to the Technological Park of São Carlos. The survey found 24 successful projects for each company that participates or participated in ParqTec or participated in a total of 35 companies that designed products involving hardware and software. Companies adopt predominantly simultaneous synchronization and the technology development originates from the need for a product desired by the market (top-down strategy). The result indicates that the vast majority of companies do not differentiate the product and technology and therefore does not have differentiated and integrated management of both, which, according to the literature, may lead to waste of time and greater risk in innovation. The work suggests possible causes and issues for future research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-07-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.