• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2006.tde-12032007-173302
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Augusto Bergamaschi Arouca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Presidente)
Kuri, Nidia Pavan
Silva, Junia Coutinho Anacleto
Título em português
Contribuição do sistema de aprendizagem e-learning para o treinamento empresarial: um caso na indústria de bens de consumo
Palavras-chave em português
E-Learning
Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Sistema de aprendizagem
Treinamento empresarial
Treinamento on-line
Resumo em português
O e-Learning é um conceito que consiste na utilização de recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma comunidade ou a um grupo de pessoas. O aprendizado é realizado por meio de lições executadas em um computador, também chamado de treinamento on-line, em que o participante pode contar com diversos recursos, tais como: simulações interativas, vídeos, apresentações dinâmicas, ambientes colaborativos, entre outros recursos que a tecnologia permita. No e-Learning o participante pode ser submetido à avaliação para testar seus conhecimentos e ter seu desempenho acompanhado por profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento. O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar diferenças sensíveis entre o sistema de aprendizagem presencial e o sistema de aprendizagem e-Learning, comparando-os por meio de indicadores de desempenho e retornos alcançados. Foram analisados dados obtidos a partir do estudo de um caso em que uma multinacional do setor de bens de consumo treinou seus colaboradores utilizando dois sistemas de aprendizagem distintos: um inteiramente presencial e outro com e-Learning. Este trabalho ainda oferece como subproduto um método para implementação de um sistema de aprendizagem e-Learning, construído a partir do estudo teórico e prático do tema.
Palavras-chave em inglês
Corporate training
Distance education
E-Learning
Learning process
Learning system
On-line training
Resumo em inglês
E-Learning is a concept that involves using computer and multimedia resources to help a community or a group of people learn something. People learn by executing lessons in computer, called as on-line training too. The participant can count with many kinds of content, as: interactive simulations, videos, presentations, collaborative tools and others. According to e-Learning concept, the participants could have their performance evaluated by tests or professionals. The objective of the present study is to identify and analysis the differences between traditional live learning and e-Learning, by comparing both using performance indicators and evaluating the benefits of each other. To achieve the proposed objective, it was made a case study in a multinational enterprise where many people were trained by two learning strategies: pure traditional live and blend e-Learning training. Then the results were analyzed. This study still offers a method to implement an e-Learning training system, developed according to conceptual and practice analysis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
FernandoABArouca.pdf (1.40 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.