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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2008.tde-09102008-095811
Documento
Autor
Nome completo
Aline Grasiele Cardoso de Brito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Escrivão Filho, Edmundo (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Silva, Sérgio Luis da
Título em português
Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
Palavras-chave em português
Gestão estratégica da informação
Informação
Pequena empresa
Processo estratégico
Resumo em português
O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.
Título em inglês
Strategic information management at small enterprises: a comparative study with medium and large hospitality enterprises
Palavras-chave em inglês
Information
Small enterprise
Strategic information management
Strategic process
Resumo em inglês
This study aimed at proposing measures to improve strategic information management (SIM) procedures at small enterprises, compatible to their specificities. In order to assess the difficulties and possibilities of small enterprises in using these procedures, they were compared to those used by medium and large enterprises. Strategic information management has become an important procedure in the everyday management of enterprises. At small enterprises, however, this is carried out differently due to their particularities, since they present distinctive organizational features. The research method was designed to have two phases: the first one had a quantitative nature, and its goal was to chart the hospitality enterprises in the central region of São Paulo State, Brazil, in addition to understanding their main characteristics and managers. The second phase employed a comparative case method of a qualitative nature: interviews and unstructured observations were used as data collection tools. In general, the results show that all of the enterprises rely on information to make decisions. This study also shows that while informal and personal information is more valued in the beginning of the strategic process, SIM procedures are then used to promote the continuity of the chosen strategic actions. In addition, while SIM is intentional and shared at large enterprises, it seems to be rather instinctive and centralized at small enterprises.
 
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Data de Publicação
2008-10-21
 
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