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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-09102008-094512
Document
Author
Full name
Suzana Xavier Ribeiro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2008
Supervisor
Committee
Escrivão Filho, Edmundo (President)
Carvalho, Juliano Maurício de
Peçanha, Dóris Lieth Nunes
Title in Portuguese
Gestão estratégica da comunicação na pequena empresa: estudo comparativo de casos de empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo
Keywords in Portuguese
Comunicação organizacional
Gestão estratégica
Hotelaria
Pequena empresa
Abstract in Portuguese
O principal objetivo desta pesquisa é propor ações de aperfeiçoamento da gestão da comunicação organizacional na pequena empresa, visando maior eficácia estratégica. Como objetivos secundários, pretende-se: identificar as características do processo estratégico nas empresas estudadas; identificar a prática da gestão da comunicação organizacional nas empresas e seu uso no nível estratégico; analisar a influência das particularidades do setor de serviços (hoteleiro) nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional e analisar a influência das especificidades organizacionais da pequena empresa, nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional. O tema da pesquisa é gestão estratégica da comunicação organizacional, entendida como responsável por orientar toda a comunicação que é gerada na organização, como fator estratégico para o desenvolvimento organizacional. Com relação aos métodos da pesquisa, optou-se por realizá-la em duas fases. A primeira, quantitativa, teve como objetivo principal atualizar o mapeamento de todas as empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo, além de analisar as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda fase, uma pesquisa qualitativa realizada em seis empresas, foi usado o método comparativo de casos. Para a coleta de dados, optou-se pelo uso de entrevistas e de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, além da observação livre. Como resultado, foram propostas nove recomendações para a melhoria da gestão estratégica da comunicação nas pequenas empresas, como unir o engajamento dos colaboradores e a construção de imagem institucional forte aos objetivos organizacionais.
Title in English
Strategic management of communication in small business: a comparative study of cases of hotel companies in the region's central state of Sao Paulo
Keywords in English
Organizational communication
Sector of services hotel
Small business
Strategic process
Abstract in English
The aim of this study is to propose action to improve the management of organizational communication in small business, aiming at a higher strategic efficacy. As secondary objectives, it aims to identify the characteristics of the strategic process in companies studied and the practices of the organizational communication management and its use on the strategic level, as well as analyze the influence of peculiarities of services hotel sector on both the characteristics of the strategic process and the practices of organizational communication. The research theme is the strategic management of organizational communication, as being responsible for directing all the communication generated in the organization as a strategic factor for the organizational development. The research methods, were accomplished in two different aspects. The first one was quantitative and its main objective is to update the mapping of all hotel companies in São Paulo central region, as well as analyze the main characteristics of both companies and their managers. The second one was a qualitative research accomplished in six business enterprises. Then the comparative cases method was used. Interviews, questionnaires with determined and undetermined questions as well as free observation were used for the data collection. The result of this research was the indication of nine aspects to be followed for the improvement of strategic communication management in the small business. One of them is the union of both the workers and the construction of a strong institutional image of the organizational objectives.
 
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SuzaXavierRibeiro.pdf (1.27 Mbytes)
Publishing Date
2008-10-16
 
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