• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2010.tde-09082010-084457
Documento
Autor
Nombre completo
Mauro Caetano de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2010
Director
Tribunal
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Cortês, Mauro Rocha
Guerrini, Fábio Müller
Rozenfeld, Henrique
Silva, Sergio Luis da
Título en portugués
Método de mapeamento de tecnologia considerando a estratégia technology push e adoção de parcerias
Palabras clave en portugués
Idéia
Inovação
Integração tecnologia-produto
Mercado
Parceiro
Planejamento de tecnologia
Resumen en portugués
A literatura sobre métodos de mapeamento de tecnologia tem como foco a aplicação em empresas que orientam a inovação para mercados e produtos previamente determinados, adotando a estratégia market pull de integração tecnologia-produto. Organizações de pesquisa, como institutos e laboratórios independentes, também necessitam de métodos similares, entretanto, nelas predomina-se a estratégia technology push, com inovações orientadas por descobertas científicas. Aplicações de métodos de mapeamento para esse tipo de estratégia são pouco analisadas pela literatura. Os métodos atualmente existentes carecem ainda da sistematização na incorporação de parcerias no processo de inovação, conforme tendência ditada pelo paradigma da inovação aberta. Revisões de literatura sustentam as duas afirmativas, evidenciando a lacuna na teoria. Empregou-se uma pesquisa-ação, realizada durante um ano junto a um laboratório de pesquisas, pertencente a um instituto de pesquisa brasileiro com cerca de 40 anos. O resultado da tese se constitui em um método de mapeamento de tecnologia, considerando a adoção de parcerias e específico para a estratégia technology push de integração. Identificado como MTP, o método preenche as lacunas apresentadas. Seus diferenciais são a inicialização a partir de uma idéia ou oportunidade de tecnologia, um processo para escolha de mercados potenciais e uma sistemática para identificação e planejamento de parcerias. O método foi avaliado sobre dois aspectos: o diferencial e ineditismo frente aos métodos propostos na literatura, e em relação à percepção de usuários sobre a sua viabilidade de aplicação na organização estudada. A primeira avaliação foi realizada através de uma revisão bibliográfica final para a comparação teórica do método com similares disponíveis na literatura. A segunda avaliação foi realizada junto a um grupo de onze pesquisadores pertencentes à organização, que responderam a um questionário previamente estruturado com questões sobre a viabilidade de operacionalização do método. Os resultados das análises indicam o caráter inédito do MTP e a possibilidade de aplicação na organização. Sugerem-se aplicações do método em mais organizações no sentido de aprimorá-lo e validá-lo, possibilitando sua ampla utilização por organizações que apresentem uma estratégia technology push de integração tecnologia-produto e adotem parcerias.
Título en inglés
Method of mapping technology considering the technology push strategy and adoption of partnerships
Palabras clave en inglés
Idea
Innovation
Market
Partnership
Technology planning
Technology-product integration
Resumen en inglés
The literature about technology roadmapping method presents a focus to enterprises, which has it innovation process oriented to the market and product predetermined, using the market pull strategy to technology-product integration. The research organizations, like institutes and independent laboratory, also need similar methods, however they have predominance to technology push strategy to integration, with their innovation process oriented to the scientific discovery. The application of mapping method to this kind of strategy has little analysis by the literature. The existing methods presents a lack to systematize the partnership at the innovation process, trend dictated by the open innovation paradigm. Literature reviews support these affirmations, evidencing the lack in the theory. The results of reviews were applied in an action research, conducted during one year in a research laboratory, belonging to a Brazilian research institute with nearly 40 year old. The results of this thesis are a method to technology roadmapping, considering the partnership adoption and specific to the technology push strategy. Identified as MTP, the method fills the gaps presented. Is differentials is the starting from an idea or technology opportunity, a process to choose potentials markets and a systematic to identify and plan partnerships. The method was assessing from two aspects: the differential and originality comparing to another methods proposes at the literature, and related to perception of users about is application feasibility at the organization analyzed. The first evaluation was made by a final bibliographic review to theory comparing the MTP with another ones available at literature. The second one was made at a group with eleven researches from the organization, which answered a structured questionnaire previously with questions related the method operation feasibility. The results of these analyses show the unprecedented nature of the MTP and the application possibility at the organization. Application of this method are suggested in most organizations to improve it and validate it among the scientific community, making possible its utilization from organizations which presents a technology push integration strategy and adopt partnerships.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeseMauro2010.pdf (1.99 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-10-14
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CAETANO, M., et al. Open innovation and technology development process: the gap on partnership adoption from a case study perspective. Product (IGDP), 2011, vol. 9, p. 111-119.
  • Caetano, Mauro, and Amaral, Daniel C. Roadmapping for technology push and partnership: A contribution for open innovation environments [doi:10.1016/j.technovation.2011.01.005]. Technovation [online], 2011, vol. 31, p. 320-335.
  • CAETANO, M., and Amaral, Daniel Capaldo. Strategic innovation planning and partnerships: aligning market, products/services/processes and technologies. In 4th ISPIM Innovation Symposium, Wellington, 2011. Managing Innovation for Sustained Productivity: Creating Advantage and Resilience., 2011.
  • MANTESE, G., CAETANO, M., e Amaral, Daniel Capaldo. Desenvolvimento de um manual para apoio ao planejamento de tecnologias em laboratórios de pesquisa: vantagens e dificuldades a partir da pesquisa-ação. In XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos, 2010. Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente., 2010.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.