• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2007.tde-07042008-132330
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Maria dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2007
Director
Tribunal
Oliveira Neto, José Dutra de (Presidente)
Alves, Rêmulo Maia
Cazarini, Edson Walmir
Título en portugués
Avaliação da influência dos estilos cognitivos no perfil do aluno de educação a distância
Palabras clave en portugués
Educação a distância (EAD)
Estilos cognitivos
Estratégias de aprendizagem
Perfil do aluno
Resumen en portugués
Com o significativo crescimento da Educação a Distância (EAD) surge uma preocupação, que é a validação da qualidade dos cursos e da aprendizagem dos alunos. Uma alternativa promissora é a criação de cursos mais customizados, mas para isso é necessário conhecer as preferências individuais dos alunos, e uma das ferramentas é a identificação de seus estilos cognitivos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos estilos cognitivos no perfil do aluno de cursos da modalidade a distância. Optou-se por uma pesquisa exploratório-descritiva, visando obter maior familiaridade com o problema e possibilidades para descrever o fenômeno dos estilos cognitivos na EAD, utilizando um instrumento psicométrico traduzido. A amostra foi constituída por 103 alunos, distribuídos entre os cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão Financeira e Computação. Os resultados confirmam que os alunos possuem estilos cognitivos diferentes, o que reforça a necessidade de cursos mais individualizados, com estratégias de aprendizagem diversificadas, respeitando e valorizando as características individuais dos estudantes. São discutidas as implicações dos achados, bem como as diferenças significativas entre os estilos cognitivos e o perfil dos alunos nos três cursos estudados.
Título en inglés
Evaluating the influence of cognitive styles on the profiles of distance-learning students
Palabras clave en inglés
Cognitive styles
Distance-learning
Learning strategies
Students' profiles
Resumen en inglés
With the significant increase in Distance Learning (DL), a new concern arises: the validation of programs' quality standards and students' learning. A promising alternative is the design of more customized programs for which purpose it is necessary to learn about students' individual preferences, and one of the tools that can be used is the identification of cognitive styles. Hence, this study aimed at evaluating the influence of cognitive styles on the profile of students in DL programs. An exploratory descriptive investigation was conducted for better acquaintance with the problem and the possibility to describe the cognitive style phenomenon in DL by using a translated psychometric instrument. The sample consisted of 103 students from the Business Administration, Financial Management and Information Technology DL programs. The results confirmed that students have different cognitive styles, which reinforces the need for more individualized programs with diversified learning strategies that respect and value students' individual characteristics. Implications of the findings as well as the significant differences between cognitive styles and the profiles of students from the three programs studied are discussed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ElaineMariadosSantos.pdf (725.60 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-04-11
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Santos, E.M., et al. [06] Estratégias de Aprendizagem para a EAD: Utilizando o Fórum de Discussão Sob a Perspectiva dos Estilos Cognitivos. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] Gestão da Qualidade em Ambientes Acadêmicos: Estratégias para a melhoria contínua. In XIII SIMPEP, Bauru, 2006. XIII SIMPEP., 2006. Resumo.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [04] The perception of Production Engineering students regarding the social and environmental responsibility of Brazilian companies: implementation proposal. In IV GCSM - Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, São Carlos, 2006. Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering., 2006. Resumo.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Redes Sociais: recorte analítico sobre comunidade de aprendizagem virtual. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
  • Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Produção mais Limpa: elementos para discussão e análise. In 19º Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa. 19º Congresso Internacional de Administração., 2006.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.