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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2007.tde-07042008-100649
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Hagihara Borges
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Tachibana, Wilson Kendy (Presidente)
Lorenzo, Helena Carvalho de
Oliveira, Haydeé Torres de
Título em português
O meio ambiente e a organização: um estudo de caso baseado no posicionamento de uma empresa frente a uma nova perspectiva ambiental
Palavras-chave em português
Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Meio ambiente
Variável ambiental
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo as motivações que tencionam as organizações empresariais a adotar práticas de gestão ambiental, bem como o modo de internalização dessas práticas. Para a realização de tal intento, o projeto foi dividido em três partes principais. Na primeira parte, levou-se a cabo uma revisão da literatura pertinente, com a apresentação de um panorama histórico acerca do tratamento das questões ambientais, a apreciação dos conceitos e abordagens teóricas que a gestão ambiental empresarial vem assumindo e, o tratamento dado pela teoria econômica sobre o assunto. Na segunda parte, empreendeu-se um estudo de caso de uma organização com postura ambiental diferenciada, no qual procurou-se elucidar os aspectos relativos aos modos e motivações que levaram a instituição a adotar tal comportamento. As informações, obtidas durante o processo de coleta de dados, salientam que, apesar do posicionamento ambiental adequado da empresa, a internalização da variável ambiental é principalmente motivada por fatores econômicos-financeiros. Num primeiro instante, a empresa resguarda-se da aplicação dos dispositivos legais vigentes; em uma etapa posterior, com a visualização de oportunidades de retornos financeiros decorrentes dos ganhos em eficiência operacional como também da melhoria da imagem institucional, a empresa passa a ser mais atuante.
Título em inglês
The environment and the organization: a case study based on the special positioning of a company front to a new environmental perspective
Palavras-chave em inglês
Environment
Environmental management
Environmental variable
Sustainable development
Resumo em inglês
The present research work focus on the motivations that intend the organizations to adopt principles of environmental management, as well as the way of assimilation of these practical. For the accomplishment of such intention, the project was divided in three main parts. In the first part, it was taken handle a revision of pertinent literature, with the presentation of a historical view concerning the treatment of the environmental questions, the appreciation of the concepts and theoretical boardings that the environmental management comes assuming and, the treatment given for the economic theory on the subject. In the second part, a study case of an organization with special environmental position was undertaken, in which it was looked to elucidate the relative aspects to the ways and motivations that had taken the institution to adopt such behavior. The information, gotten during the process of collection of data, point out that, although the adjusted environmental positioning of the company, the adoption of the environmental variable mainly is motivated by economic-financial factors. In a first instant, the company is taken shelter against the application of the effective legal devices; in a posterior stage, with the visualization of chances of decurrent financial returns of the profits in operational efficiency as well as of the improvement of the institutional image, the company starts to be more operating.
 
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Data de Publicação
2008-04-16
 
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