• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-03082017-084632
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre de Castro Moura Duarte
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Escrivão Filho, Edmundo (Presidente)
Costa, André Lucirton
Guerrini, Fábio Müller
Título en portugués
Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
Palabras clave en portugués
Competitividade
Estratégia
Pequena empresa
Resumen en portugués
Em função da importância das pequenas empresas na economia do país, identificar, analisar e compreender a prática da estratégia em pequenas empresas e relacioná-la com as características das escolas de estratégia, foi o principal interesse deste trabalho. Além disso, buscou-se como objetivos secundários revisar a literatura sobre estratégia empresarial e pequenas empresas; compreender o processo de formação do pensamento estratégico dentro das pequenas empresas e comparar a realidade da pequena empresa com a bibliografia existente, identificando as escolas de pensamento estratégico mais congruentes com as necessidades e possibilidades da pequena empresa. O processo de globalização gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento gerencial devido ao aumento da competitividade empresarial. A análise da competição em todos os setores empresariais passou a ser tema de muitos artigos e estudos acadêmicos na tentativa de explicar a prosperidade de inúmeras organizações em detrimentos de outras. A competitividade imposta às empresas nacionais pela abertura do mercado brasileiro, através de seu modelo de abertura econômica e política desde 1994, promoveu e continua promovendo mudanças numa velocidade sem precedentes na história, tornando as micro e pequenas empresas fundamentais para os planos de crescimento do país, tanto no que diz respeito à economia quanto à questão do emprego, pois, segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 1999), existem cerca de 3,5 milhões de pequenas empresas no Brasil que juntas representam 98,3% do total das empresas registradas no país, 42% da massa salarial, 30% do produto interno bruto e 60% da mão de obra ocupada. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa, estudo multicaso, através de entrevistas com empresários em empresas de reconhecido sucesso no ramo de atuação. Como resultados alcançados, verificaram-se as dificuldades dos pequenos empresários na elaboração e implementação da estratégia, assim como se pôde comparar a prática dos empresários entrevistados com as escolas de pensamento estratégico pesquisadas.
Título en inglés
Strategic management: multiple case study of identification and analysis of small business strategy making process in the area of Ribeirão Preto
Palabras clave en inglés
Competitiveness
Small business
Strategy
Resumen en inglés
The main goal of this exploratory study about business strategy is the identification, analysis and comprehension of the small business strategy design, application and management. Furthermore, the study secondary objectives are a bibliographic review of the main business strategy theories, the understanding of its development process in small business, as well as the comparison of the companies reality and the existing bibliography, finding the strategy schools that fits better the needs and possibilities of the small business. The small business entrepreneurs frequently face different problems regarding creation, perpetuation and growing of their own business. Due to the increasing competition the small business need a strong and well defined strategy in order to grow and obtain efficient results. The methodology applied on this study consists in a bibliographic review of the main theories of strategy and a field research, using a semi structured questionnaire to interview successful small business entrepreneurs in the area of Ribeirão Preto. The objective of this research is to verify the existence, the importance and the application of strategy in small business. This research also intends to be a reference study for the search of competitiveness and growth of the small business organizations in the Ribeirão Preto area.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.