• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-03082017-084032
Documento
Autor
Nombre completo
Aparecido Doniseti da Costa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Dias, Tárcia Regina da Silveira
Guerrini, Fábio Müller
Título en portugués
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador
Palabras clave en portugués
Colaboração mediada por computador (CMC)
Educação a distância
Ferramentas colaborativas
Tecnologias de comunicação
Resumen en portugués
As ferramentas mais comuns da internet, tais como correio eletrônico, chat, fórum estão sendo rapidamente incorporadas nas atividades diárias das escolas, nos cursos presenciais. De modo especial isso acontece também nas instituições que fazem uso de sistemas de gerenciamento de cursos, que oferece um ambiente de aprendizagem colaborativa, de modo a provocar uma maior interação entre os alunos e uma aprendizagem com mais qualidade. O objetivo desta dissertação foi identificar quão as tecnologias de comunicação de um ambiente de aprendizagem colaborativa estão sendo utilizadas e agregando valor a formação dos alunos. Dados foram coletados de 102 alunos de disciplinas semi-presenciais do primeiro semestre de 2004, que responderam perguntas versando sobre o domínio sobre a tecnologia, a importância dada as ferramentas de colaboração na condução da disciplina, a identificação de algumas características dessas tecnologias em sua formação discente. Também foi elaborado um estudo de caso a partir de entrevistas com professores de uma Instituição de ensino superior. As ferramentas mais utilizadas foram o correio eletrônico e o fórum. O chat foi considerado uma ferramenta pouco utilizada, embora tenha sido considerada importante para o "sentimento de grupo". A videoconferência, considerada inviável pelo seu alto custo de operacionalização, foi raramente utilizada, muito embora suas características para simular a sala de aula tenham sido evidenciadas. Recomendações foram dadas em relação a treinamentos de instrutores e de futuras pesquisas considerando a visão dos professores.
Título en inglés
A systematization of contribution from the technologies of communication applied in collaborative learning environment supported by computer
Palabras clave en inglés
Collaboration measured by computer
Collaborative tools
Communication technologies
Electronic education
Resumen en inglés
The most common tools of internet, such as electronic mail, chat and forum, are being rapidly incorporated in daily school activities. In a especial way, it also happens in institutions that make use of management courses systems, which offer a collaborative learning environment, in order to provoke a better integration between the students and a more qualified apprenticeship. The objective of this paper was to identify what communication technologies in a collaborative learning environment have being utilized and the value aggregated to the students background. Some data were collected from 102 students of school subjects in the first semester in the year of 2004. These students answered questions concerning the domain of technology, the importance given to the tools that collaborates on teaching the subject, the identification of technologies features for their background. It was also elaborated a study starting from interviews with professors of an upper teaching institution (college). The most utilized tools were the e-mail and forum. The chat wasn't considered a very utilized tool, although it has been considered important for the "group sense". The videoconference, considered impracticable by its high functional cost, was rarely utilized, although its characteristics to simulate the classroom have been highlighted. Some recommendations were made in relation to the training of instructors and of the future researches considering the professors point of view.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.