• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2005.tde-26012006-100606
Documento
Autor
Nombre completo
Rosa Maria Tóro Tonissi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Oliveira, Haydee Torres de (Presidente)
Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta
Marin, Andréia Aparecida
Schalch, Valdir
Sé, João Alberto da Silva
Título en portugués
Percepção e caracterização ambientais da área verde da microbacia do córrego da água quente (São Carlos, SP) como etapas de um processo de educação ambiental
Palabras clave en portugués
educação ambiental escolar e comunitária
microbacia hidrográfica
participação
percepção ambiental
topofilia
Resumen en portugués
A educação ambiental constitui um valioso meio de despertar nos cidadãos e cidadãs, a partir de reflexões sobre a ética da relação ser humano-ambiente, a compreensão da necessidade de se investir em um modelo de gestão ambiental integrada e participativa dos municípios, como um passo importante para a consolidação de um modelo mais sustentável e justo de sociedade. A área escolhida para o desenvolvimento deste trabalho pertence a microbacia do córrego da Água Quente (São Carlos, SP), e se destaca pela beleza da paisagem e pela sua importância ambiental, em contraste com seu adiantado estágio de degradação ambiental, decorrente da interferência antrópica mal planejada. Através da caracterização ambiental desta área verde (com ênfase na qualidade da água e na biodiversidade) e do estudo da percepção e dos saberes locais da comunidade do entorno e de estudantes do ensino médio de três escolas estaduais inseridas na microbacia em relação a esse ecossistema, objetivamos gerar subsídios para o desenvolvimento de projetos de EA escolar e comunitária que visem a recuperação e conservação da área verde. A caracterização ambiental confirmou a má qualidade dos corpos d’água e a presença de um número bastante significativo de espécies animais e vegetais (considerando-se que é uma área impactada). A análise da percepção ambiental e dos saberes locais revelou que a maioria das(os) participantes possui com a área uma relação de topofilia, baseada principalmente no sentimento de pertencimento e na valorização estética desta paisagem, o que reflete em uma consciência ecológica. Entre as pessoas da comunidade, a maioria indicou o poder público como o responsável pela gestão da área verde e pelo atual estágio de degradação, desconsiderando o papel da população local, enquanto que a maioria das(os) estudantes acredita que cabe à comunidade local decidir sobre o manejo da área. Finalmente, apesar da evidente falta de participação política no que diz respeito às decisões sobre o manejo da área verde, ficou evidente, através das sugestões de manejo, que a maioria entende a importância da recuperação e conservação da área e percebe o seu grande potencial como espaço de lazer para a população sendo unânime, nos dois grupos participantes, o desejo de participar desse processo
Título en inglés
Environmental perception and landscape characterization of Água Quente stream watershed (São Carlos, SP) as a environmental education process stage
Palabras clave en inglés
environmental education in school and comunnity
environmental perception
participation
topophilia
watershed
Resumen en inglés
Environmental education with an ethic basis performs a valious way to help citizens comprehension of the importance to invest in integrated and participative municipal environmental management model as an important step to consolidate a fairy and sutainable society. The choosen area to develop this study is located in Água Quente stream watershed (São Carlos, SP) which is distinguished by its landscape and environmental attributes which oppose to the advanced degree of environmental degradation due an anthropic action not planned. Through landscape characterization (with emphasis to water quality and biodiversity) together with environmental perception plus knowledge about this ecossystem from inhabitants of the surround area and students of three public high school located into the watershed, we aim generate subsidies to environmental education programs and projects in schools and with community which seek landscape restoration. Limnological studies of Água Quente stream confirmed the low water quality of water bodies. Avian survey showed that in the region occur a significative number of species despite area impactation. Vegetation studies showed that the area has a high variety of plant species althought few cerrado and forest vegetation sites remained. Environmental perception and people knowledge showed that majority of local dwellers has a topophilic relation based mainly in a belonging feeling, in ecological conscienciounes and valorization of landscape aesthetic. Among community people was mainly indicated that public government is responsible for area management while students believe that community should decide about area destinations. Analysing environmental management sugestions pointed by community and students is clear that everyone understands the importance of restoration and conservation importance for the watershed and notice its great potencial as a laisure place
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-09-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.