• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-25072016-145333
Documento
Autor
Nombre completo
Kátia Valéria Marques Cardoso Prates
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Vazoller, Rosana Filomena (Presidente)
Calijuri, Maria do Carmo
Carvalhal, Maria Ligia Coutinho
Rocha, Aristides Almeida
Sé, João Alberto da Silva
Título en portugués
Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo de ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Biodiversidade
Ensino fundamental
Programa BIOTA-FAPESP
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta estratégias para o ensino do tema biodiversidade na educação básica. O modelo instrucional adotado buscou estimular o educando do ensino fundamental a conhecer a aprender sobre a biodiversidade da sua própria região, além da compreensão de temas relativos ao meio ambiente de forma geral. Para a construção desse modelo foram utilizados, principalmente, os documentos gerados pelo programa Biota-FAPESP. Com isso, procurou-se atender ao item preconizado na Agenda 21 Global, de ensinar em e sobre a sua região. O trabalho foi desenvolvido em três etapas principais: i) aplicação de um questionário para avaliar o nível de conhecimento prévio do estudante sobre o tema; ii) fundamentação teórica; iii) elaboração de cartilhas e almanaques. Ao final do processo, os alunos foram capazes de formular um conceito de biodiversidade, levando em consideração a diversidade das espécies em seus ecossistemas e as relações entre os seres vivos e o ambiente. Pode-se concluir que a metodologia utilizada para a construção do conceito de biodiversidade pelos alunos foi eficiente quando comparada à forma tradicional de ensinar.
Título en inglés
A proposal of the learning-teaching of the biodiversity by elementary school students of third cycle
Palabras clave en inglés
Biodiversity
BIOTA FAPESP program
Elementary school
Resumen en inglés
In order to develop this work, we made actions in classroom and in visits at field with the objective of the students build the own biodiversity meaning. The work was developed in the three stages: i) application of a questionnaire; ii) theoretical fundaments; iii) activities with primer and almanac. Finally, the students were able to improve their biodiversity concept, considering the diversity of the species, of the ecosystems and of the relationship among living creatures and the environmental, as well, the regional biodiversity through the documents generated by Biota FAPESP program at the end of the 20th century.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Prates_Arquivos_CD.rar (447.20 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-07-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.