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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-17112008-104700
Documento
Autor
Nome completo
Mara Regina Pagliuso Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ino, Akemi (Presidente)
Claro Neto, Salvador
Ferreira, Osny Pellegrino
Savastano Junior, Holmer
Sichieri, Eduvaldo Paulo
Título em português
Caracterização e utilização do resíduo da borracha de pneus inservíveis em compósitos aplicáveis na construção civil
Palavras-chave em português
Compósito/ PU
Mamona
Pneus inservíveis
Resíduo de borracha
Resina poliuretana
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia para a atenuação do impacto provocado pelo passivo ambiental gerado por pneus inservíveis, conjuntamente ao desenvolvimento de novos materiais compostos para uso na construção.Os pneus têm uma estrutura física especial, com grande resistência e durabilidade, mesmo ao término de sua vida útil e, por isso, sua deposição em aterros sanitários é inadequada, já que eles não permitem compactação, tornando-se favoráveis para a criação de agentes causadores de enfermidades e oferecem grandes riscos de incêndios, o que acarreta sérios danos ao meio ambiente. A tecnologia desenvolvida utilizou a borracha de pneus inservíveis, após serem picados por processo mecânico, segundo diferentes tamanhos, para a composição de produtos de baixo custo e utilizáveis na construção civil em elementos construtivos, placas de amortecimento sonoro e de revestimento de pisos para edificações, sinalização horizontal em vias públicas, absorvedores de impacto em estradas,etc. O agente de aglomeração utilizado foi a resina poliuretânica derivada do óleo de mamona (Ricinus communis), uma fonte renovável, que também apresenta estabilidade física e química, e um excelente desempenho como aglomerante. O composto obtido foi testado com relação à durabilidade, às propriedades mecânicas como resistência à compressão e tração, módulo de elasticidade e fluência por meio da termo análise, demonstrando resultados satisfatórios e confirmada sua aplicação em vários campos da construção civil.
Título em inglês
Caracterization and utilization of the waste rubber from scrap tires in composites to use in the civil construction
Palavras-chave em inglês
Polyurethane composite
Polyurethane resin
Rubber recycling
Scrap tires
Resumo em inglês
The objective of this work is to develop a technology for the impact attenuation caused by the passive environmental generated by scrap tires, jointly to the development of new composites for being used in construction. The tires have a special physical structure, with great resistance and durability, also in the term of their useful life, therefore, their deposit in landing fields are inadequate, once they do not allow compacting, becoming favorable for the creation of causes of diseases and they offer great fires risks, what causes serious damages to the environment. The developed technology used the rubber of useless tires, after being fragmented by mechanic process, according to different sizes, for the composition of products of low cost to be used in the civil construction in constructive elements, noise reduction plates and lining of floors for constructions, horizontal signaling in public ways, impact insulating in highways, and so on. The agent of mass used was the polyurethane resin, derived of the castor oil (Ricinus communis), a renewable source that also presents physical and chemical stability, and a good bonding behavior. The obtained composite was tested in relation to durability behavior, mechanical properties which the compression forces and tension, and also its modulus of elasticity and creep by use of thermo analisys, demonstrated satisfactory results and confirmed its application in a many fields of the civil construction.
 
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Data de Publicação
2008-11-19
 
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