• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-11102016-164055
Documento
Autor
Nombre completo
José Luis Gonzaga
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Sé, João Alberto da Silva (Presidente)
Espíndola, Evaldo Luiz Gaeta
Nordi, Nivaldo
Título en portugués
Educação ambiental nas bacias hidrográficas de Ibaté - SP e região, envolvendo o ensino formal: uma visão pedagógica do processo
Palabras clave en portugués
Bacia hidrográfica
Educação ambiental
Pedagogia
Resumen en portugués
No presente trabalho procurou-se dar início a uma visão pedagógica de um processo de Educação Ambiental totalmente vinculado com o ensino formal. Buscou-se, dentro deste processo, realizar isto à luz de experiências pedagógicas pessoais deste autor, de referências de diversos autores envolvidos no campo da educação, de análises comportamentais e de sensibilização do grupo como um todo, bem como da aquisição de habilidades no uso de técnicas e conhecimentos científicos mais específicos. O uso da Bacia Hidrográfica como meio ecologicamente integrador e ampliador de uma visão sistêmica do meio ambiente, possibilitou uma melhor conceituação e apropriação de conhecimentos muito próximos daqueles utilizados quotidianamente pelos alunos. Dentro de uma perspectiva voltada para o atendimento de demandas mais engajadas no ambiente escolar, este trabalho buscou apresentar um tipo de Educação Ambiental, o qual mostrou-se viável neste contexto.
Título en inglés
Environmental education in Ibaté-SP and regional watersheds involving formal learning: a pedagogical view of the process
Palabras clave en inglés
Environmental education
Pedagogy
Watershed
Resumen en inglés
This work has been done to start some pedagogical view about Environmental Education joined to formal learning. Within this process, it was intended to realize it based on personal pedagogical experiences of the author, references of other several authors, behavior analysis and sensitization of the group, as well as gaining of abilities to use more specific scientific knowledge and techniques. The use of Watershed as a way of integration and amplification of a systemic view of environment resulted in a better evaluation and appropriation of knowledge similar to those used daily by the students. Within a perspective to satisfy those necessities in school atmosphere, this work has intended to present a possible Environmental Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.