• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-11102016-164055
Document
Auteur
Nom complet
José Luis Gonzaga
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2003
Directeur
Jury
Sé, João Alberto da Silva (Président)
Espíndola, Evaldo Luiz Gaeta
Nordi, Nivaldo
Titre en portugais
Educação ambiental nas bacias hidrográficas de Ibaté - SP e região, envolvendo o ensino formal: uma visão pedagógica do processo
Mots-clés en portugais
Bacia hidrográfica
Educação ambiental
Pedagogia
Resumé en portugais
No presente trabalho procurou-se dar início a uma visão pedagógica de um processo de Educação Ambiental totalmente vinculado com o ensino formal. Buscou-se, dentro deste processo, realizar isto à luz de experiências pedagógicas pessoais deste autor, de referências de diversos autores envolvidos no campo da educação, de análises comportamentais e de sensibilização do grupo como um todo, bem como da aquisição de habilidades no uso de técnicas e conhecimentos científicos mais específicos. O uso da Bacia Hidrográfica como meio ecologicamente integrador e ampliador de uma visão sistêmica do meio ambiente, possibilitou uma melhor conceituação e apropriação de conhecimentos muito próximos daqueles utilizados quotidianamente pelos alunos. Dentro de uma perspectiva voltada para o atendimento de demandas mais engajadas no ambiente escolar, este trabalho buscou apresentar um tipo de Educação Ambiental, o qual mostrou-se viável neste contexto.
Titre en anglais
Environmental education in Ibaté-SP and regional watersheds involving formal learning: a pedagogical view of the process
Mots-clés en anglais
Environmental education
Pedagogy
Watershed
Resumé en anglais
This work has been done to start some pedagogical view about Environmental Education joined to formal learning. Within this process, it was intended to realize it based on personal pedagogical experiences of the author, references of other several authors, behavior analysis and sensitization of the group, as well as gaining of abilities to use more specific scientific knowledge and techniques. The use of Watershed as a way of integration and amplification of a systemic view of environment resulted in a better evaluation and appropriation of knowledge similar to those used daily by the students. Within a perspective to satisfy those necessities in school atmosphere, this work has intended to present a possible Environmental Education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-10-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.