• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-09112010-133900
Documento
Autor
Nombre completo
Natália Sanchez Molina
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2010
Director
Tribunal
Malheiros, Tadeu Fabrício (Presidente)
Alcantara, Rosane Lucia Chicarelli
Ometto, Aldo Roberto
Título en portugués
Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro
Palabras clave en portugués
Boas práticas para certificação
Ecopropaganda
Marketing verde
Mercado internacional de biocombustíveis
Princípios e critérios ambientais
Resumen en portugués
O aumento da demanda mundial por fontes alternativas de energia tem evidenciado o Brasil como ator relevante no mercado internacional, em função de seu histórico e capacidade produtiva de etanol. Porém, apesar de ser um mercado promissor e de alto interesse, também é um mercado bastante exigente em relação às questões ambientais que englobam seu sistema produtivo. O marketing ambiental se apresenta como uma ferramenta importante para garantir ao mercado consumidor de que essas questões ambientais estão sendo bem geridas. Entretanto, muitos são os questionamentos quanto ao que está sendo comunicado. Entre as principais formas de se aumentar credibilidade do processo de marketing ambiental, apresenta-se a utilização de certificações socioambientais. Assim, esta pesquisa se propôs a analisar as principais iniciativas de certificações socioambientais para o etanol brasileiro à luz do marketing ambiental. Por meio de entrevistas com 14 especialistas envolvidos com a questão do mercado internacional de biocombustíveis, produção de etanol e sustentabilidade, foi possível formar um padrão de análise das certificações, composto pelos: princípios de boas práticas para certificações socioambientais, demandas ambientais do mercado consumidor e critérios ambientais intrínsecos do sistema produtivo de etanol. A partir desse padrão, foram analisadas as principais iniciativas de certificação, que apontaram um melhor desempenho das iniciativas Roundtable on Sustainable Biofuels e Better Sugarcane Initiative para dar credibilidade para o processo de marketing ambiental do etanol brasileiro.
Título en inglés
Marketing environmental and socio-environmental certifications: an analysis of brazilian ethanol context
Palabras clave en inglés
Eco advertisement
Good practice for certification
Green marketing
International market for biofuels
Principles and environmental criteria
Resumen en inglés
The increase of global demand for alternative energy sources has made Brazil an important player in the international market, due to its history and ethanol´s production capacity. However, despite being a promising and highly interesting market, it is also a very demanding market in consideration to the environmental issues that include their production system. The environmental marketing presents itself as an important tool to ensure the consumer market that these environmental issues are being well managed. Meanwhile, there are many questions about what is being communicated. Among the main ways for increasing environmental marketing´s process credibility, there is a social environmental certification. Thus, this research aimed to analyze the main social environmental certification initiatives for the Brazilian ethanol through the eyes of environmental marketing. Through interviews with 14 experts involved with the international market for biofuels, ethanol production and sustainability, it was possible to form an analysis' standard of certifications, formed by: principles of good practices for social environmental certification, environmental demands of the consumer market and environmental criteria intrinsic ethanol production system. According to this standard, we analyzed the main certification initiatives that pointed to a better performance of the Roundtable on Sustainable Biofuels initiatives and Better Sugarcane Initiative to provide credibility to the process of environmental marketing of Brazilian ethanol.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-11-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.