• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-06102017-162522
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Antonio Bertini
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Vazoller, Rosana Filomena (Presidente)
Calijuri, Maria do Carmo
Rocha, Aristides Almeida
Título en portugués
Diagnóstico sobre a educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental e médio no município de São Carlos, Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Agenda 21
Desenvolvimento sustentável
Diagnóstico em educação ambiental
Educação ambiental formal
Linhas pedagógicas em educação ambiental
Planejamento participativo
Resumen en portugués
A Educação Ambiental - EA - é uma área emergente do saber. Muitas das atividades desenvolvidas em EA, ainda carecem de metodologias e práticas mais definidas, devido a própria natureza reflexiva e aberta desse campo educacional. Com o fim de avaliar a EA na educação formal nos dois diferentes níveis do ensino básico - ensino fundamental e médio, do município de São Carlos, estado de São Paulo, o presente trabalho apresenta um diagnóstico realizado através do levantamento de informações junto aos órgãos da educação pública, escolas e universidades sobre o desenvolvimento de projetos, programas, disciplinas e instrumentos em educação ambiental aplicado nas escolas públicas. A região de São Carlos destaca-se dentro do estado de São Paulo nas atividades voltadas às questões ambientais, tendo como um relevante indicativo o envolvimento em projetos ambientais de organizações civis de interesses públicos (ONG's, OSCIPS etc), universidades governamentais e não governamentais e do núcleo de educação ambiental da bacia do Alto Jacaré-Guaçu. Em função desta demanda, torna-se indispensável a existência de um diagnóstico capaz de orientar e fomentar iniciativas e ações a serem desenvolvidas em EA, pautadas em dados reais que subsidiem e contextualizem na realidade local os objetivos e diretrizes de um programa educacional. O diagnóstico realizado foi sistematizado através de questionários e entrevistas durante os meses de setembro de 2001 e abril de 2002, junto às 27escolas estaduais do ensino fundamental e médio e 08 escolas municipais do ensino fundamental do município de São Carlos - SP. A análise exploratória dos resultados da pesquisa foi baseada em estatística descritiva. A metodologia empregada procurou compor um censo diagnóstico de caráter investigativo e analítico, realizado em etapas rigorosamente implementadas, favorecendo a verificação dos processos educacionais desenvolvidos no âmbito escolar que envolveram a EA em suas práticas pedagógicas, bem como o grau de envolvimento com os demais segmentos de uma sociedade, como a são-carlense, que se destaca nacionalmente em educação, ciência e tecnologia. Os resultados mostraram que a inserção da temática ambiental no currículo escolar ainda é bastante tímida e insipiente, e carece de um suporte mais efetivo não só do ponto de vista da legislação, mas principalmente da busca de motivações dos profissionais da educação e das políticas públicas locais, que devem mostrar-se mais comprometidas com uma prática pedagógica particularmente preocupada com as questões sócio-ambientais. O diagnóstico ainda visou contribuir com a construção da agenda 21 do município de São Carlos, dentro do cenário de políticas públicas na área da Educação que inclua a temática ambiental com enfoque no desenvolvimento sustentável.
Título en inglés
Diagnosis and evaluation about environmental education at public schools of primary and secondary education in Sao Carlos city, State of Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Agenda 21
Diagnosis in environmental education
Educational lines in environmental education
Formal environmental education
Participating planning
Supporting development
Resumen en inglés
The Environmental Education - EE - is an emergent area of knowledge. A lot of activities developed in EE are still lacking in more definite methodologies and practices, due to the own reflex and open nature of this educational field. Aiming to value the EE at formal education in the two different levels of basic education - primary and secondary education, of Sao Carlos city, state of Sao Paulo, the present work shows a diagnosis carried out through the survey of information together with public education bureaus, schools and universities, about projects development, programs, subjects and instruments in environmental education applied at public schools. The region of Sao Carlos stands out, inside the state of Sao Paulo, at activities turned to environmental questions. An important indicator of this involvement are environmental projects of civil organization (ONG - Non-Government Organization, OSCIP - Civil Society of Public Interest Organization, etc), government and non-government universities, and of the núcleo de educação ambiental da bacia do Alto Jacaré-Guaçu (Nucleus of Environmental Education of Alto Jacaré-Guaçu Basin). Due to this demand, it becomes indispensable the existence of a diagnosis capable of advising and stimulating initiatives and actions to be developed in EE, based on real data that subsidize and give context at the local reality the objectives and directives of an educational program. The carried out diagnosis was organized through questionnaires and interviews on September, 2001 and April, 2002, together with 27 state schools from primary and secondary education and 08 municipal schools from primary education of Sao Carlos city - SP. The analysis exploration of research results was based on descriptive statistics. The applied methodology tried to make a diagnosis census of investigative and analytic character, elaborated in strictly implemented steps, favoring the checking of developed educational processes in school scope, that involved the EE in their pedagogical practices , as well as the involvement degree with other segments of a society, as from Sao Carlos, which stands out, nationally, in education, science and technology. The results showed that the inclusion of environmental subject matter in school curriculum is still enough shy, lacking a more effective support, not only from the legislation point of view, but mainly from the search of motivation of the education professionals and local public polices, that must show themselves more compromised with a pedagogical practice particularly worried about social-environmental issues. The diagnosis had still aimed to contribute to the construction of agenda 21 of Sao Carlos city, inside the setting of public polices in education field which includes the environmental subject matter, with focus on supporting development.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-10-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.