• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.1998.tde-24072003-173011
Documento
Autor
Nome completo
Marilu Pereira Serafim Parsekian
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Cordeiro, João Sérgio (Presidente)
Daniel, Luiz Antonio
Figueiredo, Reginaldo Santana
Título em português
Análise e proposta de formas de gerenciamento de estações de tratamento de águas de abastecimento completo em cidades de porte médio do Estado de São Paulo.
Palavras-chave em português
estação de tratamento de água
gerenciamento
qualidade do produto
Resumo em português
As estações de tratamento de água são indústrias nas quais a água bruta (matéria prima)deve ser transformada em água potável (produto final) através da aplicação de produtos em operações e processos. Esta indústria é uma das poucas à qual todos os seres humanos fazem uso do seu produto. Nos últimos tempos tem-se constatado aumento na demanda que, aliado a sensível piora da qualidade da água bruta, conduz a necessidade de funcionamento eficiente das estações, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico. Essa eficiência só será atingida através do gerenciamento adequado. Com vistas às necessidades de nosso país nesse setor, levantou-se informações sobre algumas estações de tratamento de água de abastecimento através de visitas técnicas e aplicação de questionário elaborado. Analisou-se formas de gerenciamento para estas estações de modo que o resultado possibilitasse melhoria do produto e do serviço. Cabe salientar que este trabalho não apresenta uma análise quantitativa dos custos. O desenvolvimento do trabalho permitiu algumas sugestões: de maneira geral não tem existido por parte dos sistemas gerenciadores grandes preocupações com a qualidade dos mananciais; a aquisição dos produtos químicos é realizada pelo menor preço; um número pequeno das ETAs visitas adotam critério técnico para fazer a dosagem de produtos químicos; os resíduos gerados nos decantadores e filtros são descartados nos cursos d'água próximos as ETAs; entre outras. A partir dessas conclusões pôde-se propor medidas para o melhor funcionamento destas estações.
Palavras-chave em inglês
management
quality of the product
water treatment plants
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Marilupsp.pdf (1.60 Mbytes)
Data de Publicação
2003-09-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.